Com entre seis e 12 alunos por sala, aulas da rede estadual de ensino são retomadas

Funcionária da escola faz higienização do aluno

Diretora da 6ª Superintendência Regional de Ensino destaca protocolos adotados em escolas de Caratinga e Santa Bárbara do Leste

 

CARATINGA– As aulas da rede estadual de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (21), pelos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com o Governo do Estado foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo comitê da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), e implementado nas escolas um checklist para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada ocorreu em escolas de municípios localizados nas ondas amarela ou verde do Plano Minas Consciente e que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição. Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias.

Confira a entrevista com a diretora da 6ª Superintendência Regional de Ensino (SRE), Landislene Gomes Ferreira, que destacou como o retorno está sendo realizado em Caratinga e Santa Bárbara do Leste.

 

O que representa o retorno das aulas presenciais?

Hoje (ontem) é um dia histórico para a população mineira, sobretudo para Caratinga, retornando com nossos alunos. Os pais que fizerem a adesão de mandarem seus filhos para escola, estamos iniciando as aulas presencias. Estamos aqui na Escola Estadual Juarez Canuto de Souza, Bairro Santa Cruz e recebemos os nossos primeiros alunos, são nove por sala, respeitando todos os protocolos de saúde do Comitê Covid-19. Estamos felizes, professores, diretora, toda a equipe pedagógica dando todo o suporte para que esse dia seja diferenciado na vida dos nossos alunos.

 

Este retorno está ocorrendo em quantos municípios da área da SRE?

Em nossa jurisdição atendemos a 88 escolas em 24 municípios. Neste momento apenas dois municípios estão retornando com as atividades híbridas, porque dependemos de decreto municipal. Dois municípios fizeram decretos e apenas dois municípios, sendo Caratinga e Santa Bárbara do Leste não têm decretos, estamos na onda amarela e por isso esse retorno tão importante aos nossos alunos.

 

Como está funcionando o ensino híbrido?

Os pais que fizeram a adesão estão encaminhando seus filhos para a escola e aqueles que não fizeram a adesão após essa consulta à comunidade escolar, os alunos permanecem em casa, estudando através do Plano de Estudo Tutorado. Não há nenhum prejuízo para esses alunos, porque a carga horária será contada através do PET. E aqueles que vierem para a escola tem a presença do professor na sala de aula, dando todo um suporte, atendendo os nossos alunos com o distanciamento de 1,5 metros entre eles e entre professor e aluno. Como não temos como acomodar todas nossas crianças que fizeram adesão devido a esse espaço que precisamos respeitar, nossas salas têm comportado em média de seis a 12 alunos, dependendo do espaço. Por isso fizemos grupos e cada grupo vem em uma semana. Uma semana na escola e uma em casa, nas atividades remotas. Porque os alunos que os pais não fizeram adesão também precisam da assistência do professor, eles estudam sozinhos, mas, na outra semana têm a presença virtual do professor também dando todo o suporte.

 

Como é realizado o momento do recreio nas escolas?

Cada escola está fazendo a sua organização. Algumas servirão as merendas na sala de aula, cada aluno em sua carteira, respeitando todos os protocolos de higienização. Outras escolas, como é o caso da Juarez Canuto, será servido no refeitório, respeitando o mesmo espaço e no máximo duas salas por vez. Não teremos momento recreativo com as crianças, pelo pátio, assim que terminar a merenda eles retornam para a sala de aula.

 

Manchete do dia

Últimas Notícias