CARATINGA– O entreposto da Ceasa em Caratinga ganhará reforço em sua estrutura com a construção de 10 novas lojas. A unidade, que atende em média 2.500 pessoas por dia e reúne 1.528 produtores cadastrados, é considerada estratégica para a agricultura familiar e para o abastecimento regional. O anúncio da ampliação foi feito pelo diretor financeiro da Ceasa Minas, Carlos Magno Ribeiro Costa, que destacou a relevância do entreposto para produtores e consumidores.
Segundo ele, a medida integra o projeto de reestruturação das Ceasas em Minas Gerais, após a retirada do processo de privatização que estava em curso no governo anterior. “Assumimos a Ceasa em um cenário de fragilidade, porque havia a expectativa de venda. Quando se decidiu pela permanência como empresa pública, passamos a reconstruir. É como uma casa: se vai vender, não se cuida dela, mas quando se decide morar, é preciso investir e reorganizar”, comparou.
O diretor explicou que o entreposto de Caratinga, embora seja pequeno em área, tem grande movimentação de produtores e consumidores, o que justifica a prioridade na ampliação. “É uma Ceasa com demanda enorme de produção, de produtores vendendo e de pessoas circulando diariamente. Por isso, avaliamos junto aos concessionários e produtores a necessidade de ampliar as lojas”, afirmou.
O projeto básico já foi concluído e os projetos complementares estão em fase final. A expectativa é de que sejam entregues ainda em outubro, para que a licitação da obra seja aberta até novembro. “Nosso objetivo é agilizar o processo e dar andamento o mais rápido possível. O governo federal nos deu a missão de modernizar os entrepostos, melhorar as condições de infraestrutura e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar, garantindo alimentos de qualidade e gerando emprego”, destacou.
Além de Caratinga, outras unidades também estão recebendo investimentos, como Juiz de Fora, Barbacena, Uberlândia e Contagem. “Não é apenas uma demanda local, mas uma reestruturação em toda a rede da Ceasa Minas, dentro da política nacional de combate à fome e incentivo à produção familiar”, concluiu Carlos Magno.
BOX:
CEASA EM NÚMEROS
- 60 mil m² de área total, sendo 17,9 mil m² urbanizados e 5,1 mil m² de área construída;
- 27 empresas estabelecidas;
- 1.528 produtores rurais cadastrados, dos quais 250 estão ativos;
- 23 carregadores e chapas e cerca de 450 empregos diretos;
- 40 municípios fornecedores e 80 municípios compradores;
- Uma população flutuante média de 2.500 pessoas por dia, chegando a até 3.000 pessoas em dias de pico;
- Fluxo mensal médio de 700 veículos sem carga e 500 veículos com carga,
- Atende 270 clientes diretos e 350 indiretos.
