Associação de Moradores de Dom Modesto é reativada
CARATINGA– A comunidade do distrito de Dom Modesto, em Caratinga, comemora a reativação da Associação de Moradores, que estava desativada há anos. A nova diretoria assume com o objetivo de garantir representatividade, dar voz às demandas da população local e promover melhorias na qualidade de vida, especialmente nas áreas de infraestrutura, lazer e mobilização social.
Luan Venâncio, presidente da associação, destaca que a iniciativa partiu de uma necessidade real da comunidade. “Essa iniciativa surgiu comigo, com o Victor, desde o momento que nós percebemos que a comunidade de Dom Modesto estava sem representatividade. Não uma representatividade política, mas sim uma representatividade que morasse ali dentro, que soubesse de todas as dificuldades que o povo passa no seu cotidiano”, explicou.
Segundo ele, a reativação é uma forma de dar esperança à população e criar um elo direto com o poder público. “Costumo falar que a associação de moradores é a casa da esperança, é onde a pessoa espera por dias melhores, ela tem aquele ponto de referência justamente para poder ter a quem recorrer. […] A associação é um braço da comunidade, que trabalha unida e consegue as coisas unida”, afirmou.
Entre as principais demandas trazidas pelos moradores, Luan cita a precariedade das estradas rurais. “Sempre as pessoas nos procuraram para reclamar da estrada, da dificuldade que tem de passar. Na época da seca, é muita poeira; na época da chuva, é muito barro. […] São essas reivindicações que o povo vem até a gente e nos cobra”, ressaltou, explicando que o papel da associação é também buscar diálogo com o poder público.
A associação foi oficialmente reativada em janeiro de 2025 e, desde então, a nova diretoria vinha buscando um local fixo para atender os moradores. Agora, a partir do próximo sábado, 2 de agosto, a sede estará em funcionamento na Praça da Matriz do distrito. “Vai ser o ponto de referência para as pessoas irem, conhecerem e também levarem as suas necessidades para que a gente possa ouvir e correr atrás de resolver”, pontuou Luan.
A estrutura da associação conta com diretoria e conselho fiscal, totalizando 12 integrantes. “Uma parte vai executar e a outra parte vai fiscalizar”, explicou o presidente. Ele concluiu com uma mensagem de otimismo: “Dom Modesto agora tem um novo rumo, tem esperança no coração. Vejo um sorriso no rosto das pessoas, vejo esperança, isso é o mais importante. Nós não temos partido político, nós temos o povo no coração e temos esperança de um futuro melhor para toda a nossa comunidade”.
O vice-presidente, Victor Hugo, reforçou que a associação será um canal direto entre os moradores e o poder público. “Essa reativação da associação é um pontapé inicial para outras melhorias, porque às vezes a população fica muito carente de representatividade e de quem cobrar. […] A prefeitura, o legislativo, às vezes não sabem dos problemas. Então, se a gente levar os problemas, essa sintonia se torna mais fácil”, observou.
Victor também destacou os desafios na infraestrutura local, como a ausência de espaços de lazer e a falta de iluminação no campo de futebol. “Você não tem uma praça bacana para as pessoas fazerem exercício, o campo ainda não é iluminado nem cercado. Isso dificulta muito. E, às vezes, a população tem que buscar lazer fora, o que afeta também a economia local”, explicou.
Com o nome simbólico de “Casa da Esperança”, a sede da associação será inaugurada com um evento comunitário no dia 2 de agosto, a partir das 14h. “Vai ter bingo, música, pula-pula, algodão doce pra criançada. Vai ser um momento muito participativo. A comunidade precisa disso e todos estão convidados”, finalizou Victor Hugo.
A reativação da Associação de Moradores de Dom Modesto marca um novo ciclo de mobilização e esperança para os moradores da região, que agora contam com uma nova ferramenta de luta por melhorias e desenvolvimento.
