Santuário sediará evento com objetivo de mobilizar pessoas e instituições que realizam ações sociais e ambientais
CARATINGA – O Santuário de Caratinga será palco, no sábado, 1º de novembro, a partir das 9h, do Mutirão Democratizando Saberes, um grande encontro voltado à valorização de iniciativas sociais, ambientais e educativas desenvolvidas no município. O evento aberto ao público é idealizado e coordenado por Andréia Patrício, que explica que o mutirão nasceu com um propósito: colocar Caratinga na COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas promovida pela ONU.
“A intenção desse evento é colocar Caratinga na COP30. Esse é o principal ponto que nos levou a concretizar o mutirão”, explica Andréia Patrício. “Ele nasceu da vontade de entender melhor Caratinga, de ajudar e ensinar por bons exemplos”.
Origem e parceria com o Colégio Jairo Grossi
Segundo Andréia, a ideia surgiu de um projeto pessoal que tem como lema “ensinar por bons exemplos”. Em busca de uma instituição de ensino que pudesse acolher a proposta, ela procurou o Colégio Professor Jairo Grossi, que há dois anos trabalha com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais definidas pela ONU. “Apresentei o meu projeto e eles me mostraram o trabalho que já vinham desenvolvendo. A partir daí, unimos as ideias e criamos esse formato de mutirão, voltado para mapear e conectar ações sociais, instituições, empresas e até pessoas que fazem o bem sem necessariamente estarem ligadas a uma ONG formal”, conta.
Mapeamento de boas ações em Caratinga
A partir dessa parceria, o grupo começou a mapear iniciativas positivas na cidade, muitas vezes desconhecidas do grande público.
“Descobrimos muita gente que realiza ações incríveis sem que ninguém saiba. O mutirão foi crescendo, todo mundo começou a procurar a gente e o projeto foi tomando proporções maiores”, relata Andréia.
O evento terá a colaboração da professora Leidiane, que atua na coordenação ao lado de Andréia. Juntas, elas reuniram diversas instituições, empresas e voluntários que promovem práticas sustentáveis e sociais em Caratinga.
Caratinga e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O Mutirão Democratizando Saberes tem como um de seus pilares a divulgação dos 17 ODS da ONU, que se desdobram em 165 metas ligadas à Agenda 2030. Cada ação mapeada foi associada a um ou mais desses objetivos, mostrando como Caratinga já contribui para o desenvolvimento sustentável, muitas vezes de forma espontânea.
“Nem todas as instituições sabiam o que eram os ODS, mas já faziam parte deles com as suas ações. Então o mutirão também tem um papel educativo, de mostrar que cada pequena atitude conta para melhorar o nosso planeta”, reforça Andréia.
Mutirão colaborativo e educativo
O evento será realizado no Santuário de Caratinga, que também apoia a iniciativa por meio da pastoral local. Durante o mutirão, haverá estandes de instituições e projetos sociais, que irão apresentar suas práticas e abrir espaço para interação com o público.
Além disso, o evento contará com encenações educativas sobre os ODS e a Agenda 2030, visando conscientizar a população sobre como cada cidadão pode contribuir para um mundo mais sustentável.
“É um mutirão de verdade. Todo mundo vai poder fazer um pouquinho — divulgar, ensinar, ajudar. Queremos mostrar que qualquer ação positiva pode ser multiplicada”, destaca Andréia.
Blog e mutirão digital rumo à COP30
O projeto também inclui uma versão digital, com a criação de um blog e um perfil no Instagram, que reúnem todas as ações participantes e servir como vitrine para apresentar Caratinga na COP30.
“A ideia é que o blog seja um espaço de consulta. Por exemplo, quem quiser saber onde descartar lixo eletrônico ou pilhas, vai encontrar lá as instituições que fazem esse trabalho. Queremos que o conhecimento circule e que as pessoas saibam o que já existe em Caratinga”, explica.
Caratinga em destaque no cenário mundial
Com o Mutirão Democratizando Saberes, Andréia espera mostrar ao mundo que Caratinga tem pessoas e instituições engajadas em transformar o município por meio de boas práticas.
“Queremos mostrar que a cidade tem gente fazendo o bem, que promove ações positivas e busca um futuro melhor. A intenção é que, a partir do conhecimento, as pessoas compreendam os ODS, aceitem mais participar de ações sociais e, assim, ajudem Caratinga a se tornar um exemplo para o Brasil e para o planeta”.
 
								 
								 







