Mais de mil crianças e adolescentes cadastrados no serviço de saúde mental contam com nova estrutura
CARATINGA- A manhã desta terça-feira (30) marcou a inauguração das novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) em Caratinga. O espaço foi planejado para oferecer mais acolhimento, acessibilidade e qualidade no atendimento em saúde mental a crianças e adolescentes do município e microrregião.
A coordenadora do CAPSi, Silmara Bragança, ressaltou que o serviço já tem uma grande demanda. “Hoje, nós temos cadastradas 1.100 crianças dentro do município e também da microrregião de Caratinga. É um número expressivo”, destacou.
Segundo ela, o atendimento é voltado a crianças e adolescentes até 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais graves e persistentes associados ao uso de drogas lícitas ou ilícitas. “Nós atendemos de segunda a sexta, de 7h às 17h, sem horário de almoço. Contamos com médicos, psiquiatra, pediatra, psicopedagoga, neuropsicóloga, enfermeiro, monitores, educador físico e farmácia. Nossa equipe está completa, regida pela portaria do CAPS”, explicou.
Silmara detalhou ainda as modalidades de atendimento. “Temos o atendimento não intensivo, que são aquelas crianças que vêm só para consultas de rotina mensal ou trimestral, de acordo com o critério médico. Temos também o semi-intensivo, que são as crianças que vêm para o pátio fazer as oficinas terapêuticas com a psicóloga e a pedagoga. Em média, são 60 crianças semanais nas oficinas. Disponibilizamos transporte próprio, que busca as crianças em suas casas, traz para as atividades e as leva de volta”, acrescentou.
O prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni, reforçou a relevância da nova estrutura. “O governo gira em torno de pessoas e, as que necessitam de atenção especial, nós temos tido um cuidado diferenciado. O CAPS Infanto-Juvenil vem preencher uma lacuna, porque o nosso estava até mesmo solicitado pelo Ministério Público para que não continuasse devido à antiga estrutura. Agora, ele vem oferecer dignidade no tratamento das crianças, conforto, acolhimento e espaço”, afirmou.
Dr. Giovanni também destacou o impacto do atendimento para a região. “As crianças estarão muito bem cuidadas numa fase em que precisam de estabilidade emocional para crescer sem traumas. A função do Poder Público é melhorar a qualidade de vida, e o CAPS vem dar conforto às famílias que dependem desse serviço. Tenho certeza de que se sentirão muito bem atendidas”, declarou.
Para a secretária municipal de Saúde, Paula Botelho, a inauguração representa um avanço para a saúde mental em Caratinga e em toda a microrregião. “É um dia muito especial para todos nós. Estamos inaugurando a nova estrutura de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, que é o CAPS i. Isso é uma vitória nossa, junto à população, buscando cada dia mais melhorar as condições da saúde, principalmente com ênfase na saúde mental”, destacou.
Ela também relacionou o momento à campanha Setembro Amarelo, encerrada no dia de ontem. “É extremamente importante reforçar a atenção à saúde mental da população. Os diagnósticos estão sendo mais precoces e, desde a pandemia, observamos um aumento significativo das questões relacionadas à saúde mental. A partir de agora, estamos nesse novo endereço, na rua Raul Soares, 171, centro, para atender todos que necessitarem desse cuidado especializado”, finalizou.