Ateliê Doctum celebra criatividade, inovação e protagonismo dos alunos na produção científica

CARATINGA – O dia 12 de novembro foi movimentado nas unidades da Rede de Ensino Doctum em Minas Gerais e no Espírito Santo. O Ateliê Doctum tomou conta dos espaços acadêmicos, unindo diferentes áreas do conhecimento em propostas inovadoras e instigantes. Dos cursos da saúde à gestão e negócios, passando por engenharias, tecnologia, comunicação, humanas e educação. Cada área trouxe sua marca de criatividade e propósito.

Em uma vibe que só a Doctum tem, os acadêmicos se destacaram ao apresentarem seus trabalhos científicos. Além de participarem da organização do evento, foram protagonistas ao explicar a cada visitante os resultados dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre.

Muito mais do que uma celebração do aprendizado em sala de aula, o Ateliê é uma oportunidade para os alunos transformarem conhecimento em prática e propósito. Criatividade e inovação não faltaram: cada curso e unidade mostraram seu protagonismo em um momento de intenso aprendizado, troca de experiências e inspiração.

O presidente executivo da Rede Doctum, professor Pedro Leitão, acompanhou o evento na unidade de Caratinga, onde percorreu o ginásio, o auditório e os pátios lotados. Pedro ficou surpreso com a qualidade e o potencial dos projetos apresentados. Para ele, é na faculdade que nascem grandes ideias que se transformam em empreendedorismo.

“Eu fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos. Eles ficaram muito bons e fico feliz com a energia e o compromisso dos alunos, além da dedicação dos professores. Acreditamos em uma educação feita com muita ciência e resultado. O Ateliê Doctum está de parabéns”, comentou Pedro.

 

Protagonismo estudantil

Entre os diversos trabalhos apresentados, alguns chamaram atenção pela originalidade e profundidade das propostas. A estudante Mariana, do 4º período de Psicologia da Doctum Serra, apresentou o livro “Solitude”, produzido por seu grupo.

“Nós quisemos trazer um diálogo entre a solidão, o encontro consigo mesmo e a solitude. Sabemos que a base psicanalítica do desejo nasce da falta e traduzimos isso em poucas palavras e imagens infantojuvenis, mostrando como o encontro consigo mesmo transforma a realidade”, explicou.

 

Os livros infantojuvenis criados pelo grupo da Mariana, cada um retratando um sentimento diferente, serão publicados após a emissão das fichas catalográficas. Um box reunindo todas as obras será lançado no início do próximo semestre.

 

Ateliê: uma marca da Doctum

O Ateliê Doctum já se consolidou como uma marca da instituição, que está prestes a completar 90 anos de história, cumprindo sua missão de transformar vidas pela educação. “Mais do que um evento, o Ateliê é uma experiência de aprendizado que incentiva o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de competências práticas e a formação de profissionais comprometidos em transformar a comunidade ao seu redor”, avalia a direção.

“Ao estimular a produção e o compartilhamento de conhecimento, a iniciativa fortalece o vínculo entre teoria e prática e reafirma o compromisso da Rede de Ensino Doctum com uma educação inovadora, colaborativa e transformadora. Se você também quer viver experiências como essa e construir uma trajetória acadêmica que conecta propósito, ciência e prática, as inscrições para o Vestibular 2026 da Doctum já estão abertas. Acesse vest.doctum.edu.br e comece hoje a transformar o seu futuro. Sua jornada é única. Seu próximo passo é Doctum”, destaca a direção.

Os livros infantojuvenis criados pelo grupo da Mariana, cada um retratando um sentimento diferente, serão publicados após a emissão das fichas catalográficas
O Ateliê Doctum já se consolidou como uma marca da instituição
Muito mais do que uma celebração do aprendizado em sala de aula, o Ateliê é uma oportunidade para os alunos transformarem conhecimento em prática e propósito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *