“ANO NOVO, PRATO CHEIO”

Campanha une clubes de serviço e comércio de Caratinga em ação solidária

 

CARATINGA– Uma grande corrente de solidariedade se forma em Caratinga neste fim de ano. A campanha “Ano Novo, Prato Cheio” começou no dia 7 de novembro e segue até 24 de dezembro, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos).

A iniciativa é organizada pelo Lions Clube Caratinga Centro, em parceria com o Rotary Club Caratinga, CDL Caratinga, ACIC e Orbis Clube Caratinga, com apoio da Prefeitura Municipal de Caratinga e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A campanha conta com pontos de coleta espalhados pelo comércio da cidade e um Dia D da Solidariedade, marcado para 6 de dezembro, quando voluntários farão arrecadação porta a porta em bairros que ainda serão definidos. Também é possível contribuir com doações via Pix, conforme divulgado nos cartazes oficiais da campanha.

“Um início de ano com comida na mesa”

A presidente do Lions Clube Caratinga Centro, Soraya Ferreira Marcelino de Almeida, explica que o desejo de ampliar as ações sociais de fim de ano motivou a criação da campanha. “Sempre tivemos uma vontade de fazer uma campanha maior no final de ano e veio a ideia de fazer essa campanha de coleta de alimentos para a gente suprir necessidade de famílias que estão mais vulneráveis. E a nossa ideia foi reunir outros clubes de serviço com a gente, porque essa força que vem junto com a gente dos outros clubes faz com que a campanha seja reforçada”, destacou Soraya.

Ela ressaltou ainda a importância das parcerias com a CDL, ACIC, Rotary e Orbis para mobilizar toda a comunidade. “A gente está dando pontapé inicial aqui hoje com muita alegria, porque a gente tem certeza que essa campanha vai ser um sucesso. […] O nosso intuito nessa campanha é desejar para as pessoas um início de ano com muita prosperidade e com comida na mesa. Então, essa foi a nossa intenção”.

Comércio unido pela solidariedade

O vice-presidente da CDL Caratinga, Donato Costa, reforçou o papel do comércio local na campanha. “A CDL é a casa do lojista, né, do comércio. E portas abertas a todas as campanhas, necessidades que são revertidas para a comunidade. […] O intuito nosso é envolver o comércio, seja ele bens de serviço, indústria, arrecadar o máximo. No momento desse que o país passa, nós precisamos muito de estar dando atenção aos assistidos. É uma esperança para quem precisa”.

Donato destacou que a gestão financeira será conduzida pelo Lions Clube e que a distribuição dos alimentos ficará a cargo da Sociedade São Vicente de Paulo. “Conclamo a todo comerciante que participe, que coloque aí um ponto de coleta no seu comércio, para a gente poder alavancar o máximo de alimentos”.

Para Sabrina Santos, representante da ACIC, a união é o ponto-chave da ação. “Em primeiro lugar, essa parceria busca mais visibilidade para a campanha, e estruturação também para arrecadação e a união entre o comerciante, a população e as entidades também. […] O que a gente pede é que o empresário que se sentir tocado em ajudar a gente com essa campanha, que ele seja um ponto de coleta e que também doem os empresários e colaboradores”.

“Somando forças para servir”

O presidente do Rotary Club Caratinga, Renato Cupertino, reforçou a importância da atuação conjunta. “Para o Rotary, é muito importante participar dessa campanha, porque nós fazemos campanha regularmente para poder fazer o nosso trabalho social. A gente somando força com os outros grupos de serviço, nós vamos fazer um trabalho amplo, maior, mais divulgação, e esperamos poder arrecadar uma grande quantidade de alimentos para atingir o objetivo que é servir ao próximo”.

Já o presidente do Orbis Clube Caratinga, Carlos Alberto Soares, o “Carloto”, lembrou que essa união entre os clubes é um sonho antigo. “É com muito prazer que o Orbis foi convidado, através da Soraya, presidente do Lions, a participar de uma excelente campanha que acreditamos que será um sucesso. […] Eu, como orbeano há 52 anos, lembro que o Tião de Lima, colunista de Caratinga, sonhava com isso, com unir os clubes e fazer uma coisa maior. […] E acredito que essa ideia que a Soraya teve, excelente, parabéns a Soraya, de juntar todos os clubes para que a gente arrecade um volume bem grande”.

Carloto frisa que é preciso contar com a população de um modo geral, “com os comerciantes que abram as suas portas para que a gente coloque os cartazes de arrecadação. […] E a melhor coisa que tem é servir”.

“A união que faz a diferença”

A presidente do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo em Caratinga, Dagmar Hozanan da Silva, agradeceu o apoio das instituições e destacou a importância da campanha para a entidade. “Essa campanha é de uma importância muito grande para nós, Vicentinos, porque nós podemos contar realmente com o apoio da sociedade caratinguense e, principalmente, dos grupos que estão nos apoiando, Orbis, Lions e o Rotary. […] Vai abranger mais pessoas dentro de Caratinga e nas proximidades e nós teremos, com certeza, um êxito muito grande, porque as famílias precisam e são poucos aqueles que nos ajudam”.

Dagmar lembrou que a Sociedade São Vicente de Paulo atua há 112 anos em Caratinga e está presente em 153 países. “A nossa força pode ser pouca, sozinhos, mas, em conjunto, fazemos a diferença. […] Cada doação, cada gesto, cada minuto dedicado às famílias é uma transformação para aqueles que necessitam”.

A campanha “Ano Novo, Prato Cheio” segue até o dia 24 de dezembro. Quem desejar contribuir pode doar alimentos não perecíveis nos pontos de coleta espalhados pelo comércio de Caratinga ou realizar doações via Pix (chave: 21075239000109).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchete do dia

Últimas Notícias