CARATINGA – O 7º Simpósio de Cardiologia da Regional Leste/Nordeste foi realizado nos dias 22 e 23 de agosto, em Caratinga, reunindo médicos especialistas, estudantes e pesquisadores. Durante dois dias, os envolvidos puderam debater sobre as atualizações científicas na área da cardiologia. De acordo com a coordenadora de pesquisa do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Marina Moura, sediar um evento dessa magnitude coloca a Faculdade de Medicina e o Hospital Irmã Denise em evidência dentro da sociedade médica brasileira. “É uma grande honra receber colegas cardiologistas de todo o estado, o que agrega muito para a nossa instituição, para o hospital, a faculdade e também para os nossos alunos”, destacou.
A programação contou com palestras de referência, entre elas a participação do cardiologista Alexandre Andrade Pires, que ressaltou a relevância do simpósio para a atualização de profissionais e estudantes. O evento também teve a moderação do médico Hildo Pacheco Júnior, que destacou a importância de levar encontros científicos de alto nível para o interior, valorizando médicos em formação e profissionais já atuantes. Além dos especialistas, os estudantes também tiveram papel importante no encontro. Para muitos acadêmicos, participar do simpósio significou não apenas acompanhar palestras, mas também ampliar contatos, conhecer novas experiências e fortalecer a busca por conhecimento de qualidade, essencial para a formação médica.
Com uma plateia diversificada e discussões atualizadas, o 7º Simpósio de Cardiologia reafirmou a integração entre ensino, pesquisa e prática. Mais do que compartilhar conteúdos, o evento fortaleceu o compromisso da FUNEC, mais uma vez em formar profissionais preparados e atentos às transformações da saúde.


