56.344 eleitores estão aptos ao voto em Caratinga Cidadãos que têm pendências junto à Justiça Eleitoral devem ficar atentos aos prazos

Fabrício destaca como eleitores devem proceder para regularizar situação

CARATINGA- Caratinga conta com eleitorado apto ao voto, data atualizada em fevereiro de 2022, de 56.344 pessoas. Destas, 256 são jovens de 16 e 17 anos, em que o voto é facultativo.

Visando as eleições 2022, os eleitores que têm pendências junto à Justiça Eleitoral devem ficar atentos aos prazos. A reportagem conversou com o chefe da 71 ª zona eleitoral de Caratinga Fabrício Rezende, que destacou questões do título de eleitor, seção com acessibilidade e cadastro de mesários.

Fabrício destaca que o movimento no cartório eleitoral de Caratinga tem sido abaixo do esperado. “Temos movimento mesmo no cartório só no início do dia, 12h até 12h40. Depois, um ou outro eleitor só que aparece, o movimento está bem fraco, pessoal parece que está deixando bem para a última hora, o que será prejudicial para eles mesmo, que terão que enfrentar fila depois e sofrer outras consequências”.

E quem ainda não tirou o título tem até o dia 4 de maio para isso, ou vai ficar de fora das eleições que acontecem no dia 2 de outubro, além de “esbarrar” em outras dificuldades, como explica Fabrício. “A pessoa que não votar nem se justificar, não pode tomar posse em concurso público, tirar passaporte, matricular-se em instituição de ensino, tirar carteira de identidade, dentre outras implicações”.

O mesmo prazo também vale para os portadores de deficiência ou tenham mobilidade reduzida para solicitar a transferência do título para um local de votação com acessibilidade. “O cartório está aberto de segunda a sexta-feira de 12h às 18h não só para os eleitores que ainda não regularizaram, mas, os com deficiência física, que podem escolher uma seção com acessibilidade. No dia da eleição recebemos muita reclamação de locais que têm escadas. Pedimos para essas pessoas já procurarem o cartório eleitoral para a transferência a essas seções com acessibilidade”.

A Justiça Eleitoral também está cadastrando mesários voluntários que desejarem colaborar no dia das eleições.  Em relação à biometria, esta não está sendo exigida no momento, por causa da pandemia. “Está suspenso inicialmente até 31 de dezembro desse ano. Tudo indica que a partir do início do ano que vem, se a pandemia continuar sob controle, vai retornar a identificação biométrica dos eleitores”.

Fabrício finaliza destacando a importância do voto e acrescenta que o título de eleitor também pode ser emitido online. “A pessoa que não tem o título de eleitor não pode exercer seu direito pleno de cidadania que é votar. Além das implicações que mencionei, o mais importante seria o voto, que ele pode escolher bem os seus representantes. Temos também o atendimento online. Chama-se título Net, pode ser acessado pela página do TSE, no autoatendimento. A pessoa que não puder vir ao cartório poderá utilizar esse serviço também e fazer a transferência ou alistamento de casa”.