Aminas vitais

*Patrícia Nayara Estevam é nutricionista (CRN9:22025), pós-graduada em Docência do ensino superior; Nutrição clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional; Nutrição em saúde pública; e Nutrição esportiva e funcional. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1513733884000380

Por Patrícia Nayara Estevam*
Olá, leitor!
Do recém-nascido ao idoso, sabemos que é preciso manter uma alimentação saudável, que forneça todos os nutrientes necessários. E não podemos falar só dos carboidratos, proteínas e gorduras (que comemos em quantidades maiores), temos que lembrar também dos micronutrientes (aqueles requeridos em pequenas quantidades), incluindo-se aí as vitaminas.
As vitaminas são compostos orgânicos que não podem ser produzidos em quantidades suficientes pelo organismo humano e por isso devem ser adquiridos ou suplementados pela dieta. Participam de importantes processos celulares, sendo essenciais para a manutenção das funções orgânicas e para o funcionamento adequado do organismo.
Falando de forma simples, as vitaminas são nutrientes importantes para nossa saúde e são identificadas por letras do alfabeto, podendo ou não ser acompanhadas por números: A, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, C, D, E e K. Elas fazem jus ao nome e realmente são vitais para o funcionamento do corpo humano como um todo.
Tanto a deficiência quanto o excesso desse nutriente pode ser prejudicial à saúde. A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais.
Ainda, as vitaminas podem ser classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis, porque possuem diferentes propriedades e, devido a essas propriedades, sua absorção é diferenciada. No grupo das vitaminas hidrossolúveis estão as 8 vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) e a vitamina C. Já no grupo das vitaminas lipossolúveis encontramos as vitaminas A, D, E e K.
Saiba em quais alimentos você pode encontrar cada vitamina:
– As vitaminas do complexo B são encontradas em geral no pão integral, aveia, fígado de boi ou galinha, cereais integrais e sementes.
– A vitamina C está presente na laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi e outras frutas cítricas.
– A vitamina A é facilmente encontrada nos alimentos de cor alaranjada como gema de ovo, abóbora, manga, cenoura e mamão, além do leite e seus derivados.
– A vitamina D, que tem sua produção ativada pelo sol, pode ser encontrada nos peixes gordurosos, gema de ovo e óleo de fígado de bacalhau, por exemplo.
– A vitamina E está presente nos óleos vegetais que utilizamos para cozinhar, nas sementes de girassol, castanhas e abacate.
– A vitamina K, é encontrada nos vegetais folhosos verde-escuros como a couve, brócolis, espinafre, agrião, mostarda, entre tantos outros.
Você já deve ter percebido que é bem comum nos depararmos com suplementos vitamínicos sendo vendidos livremente nas farmácias e casas de produtos naturais, muitas vezes com preços bem atrativos, não é mesmo? Porém é preciso lembrar que nossa alimentação precisa ser a base de fornecimento das vitaminas e que esses produtos só devem ser recomendados por profissionais de saúde especializados, quando for necessário.
Por fim, quanto mais colorido seu prato estiver, mais vitaminas ele terá!

Manchete do dia

Últimas Notícias