DA REDAÇÃO – O prefeito de Santa Bárbara do Leste, José Geraldo Corrêa de Faria, o ‘Zé do Nubim’, e o prefeito de Santa Rita de Minas, Hélio Dornelas, continuam a frente da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Leste de Minas (Cidesleste). Eles foram reeleitos presidente e vice-presidente, respectivamente. A posse aconteceu no último dia 3.
Os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio, no caso Vargem Alegre, Ubaporanga, Vermelho Novo, Santa Bárbara do Leste e Santa Rita de Minas, optaram por chapa única, fruto do reconhecimento da boa gestão executada por de Zé do Nubim, que fez questão de frisar: “Mesmo diante das dificuldades financeiras, o Consórcio mantém todas as questões jurídicas, fiscais e financeiras dentro da legalidade. Por isso podemos dizer que o Consórcio é ficha-limpa”.
Além disso, o prefeito lembra que os atendimentos médicos e os exames fornecidos para população estão dentro de um ótimo grau de satisfação.
NOVOS DESAFIOS
Depois do reconhecimento dos bons serviços prestados na área de saúde, o Consórcio administrará o serviço de iluminação pública, que compreenderá 13 municípios da região. A ação precisou ser tomada em razão da determinação do governo federal que obriga, a partir de janeiro de 2015, que todos os municípios sejam responsáveis pela iluminação pública, que antes ficava a cargo das concessionárias de energia elétrica. Sendo consorciado, o município diminuirá estes encargos.
O Cidesleste também se prepara para oferecer serviço de destinação final e tratamento dos resíduos sólidos, já que em breve todos os municípios deverão se adequar as novas normas e exigências para o destino do lixo. Segundo Zé do Nubim, os custos para destinação do lixo são caros. “Somente com a união de todos que os municípios poderão amenizar os custos de tal procedimento”, observou o presidente do Cidesleste.