OSCAR 2016 – SURPRESAS E CONSTATAÇÕES
O Oscar é sem dúvida o maior prêmio do cinema mundial. É um evento que transcende o cinéfilo e que acaba sendo acompanhado por milhões de pessoas. Seja para acompanhar o tapete vermelho ou mesmo para conferir as estrelas ganhando merecidos (ou não) prêmios. Os filmes agraciados nas 24 categorias muitas vezes não são tão conhecidos do público acostumado a ver superproduções no cinema, mais populares. Porém, o Oscar sempre dialogou com o mundo dos blockbusters também. Nesse ano, onde os indicados foram conhecidos na última quinta-feira (14), podemos notar a presença de vários deles. Seguindo em tópicos, vamos falar dos principais filmes e favoritos para o Oscar 2016!
O REGRESSO (EUA/2015, De Alejandro G. Iñárritu) – 12 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para Leonardo DiCaprio e Melhor Ator Coadjuvante para Tom Hardy
O filme do diretor vencedor do Oscar ano passado por Birdman vai estrear no Brasil em fevereiro/2016 e traz Leonardo DiCaprio no papel de um homem abandonado em meio a um território nevado e cheio de animais selvagens e índios perigosos. O ator conseguiu sua sexta indicação, é mais uma vez favorito, porém nunca ganhou e enfrenta o vencedor do Oscar de ator do ano passado, Eddie Redmayne (que surpreendeu com o papel de Stephen Hawking e desta vez interpreta um transexual). O Regresso foi o filme mais difícil para DiCaprio que enfrentou mergulhos em rios congelados, dormiu em carcaças de animais, comeu comida crua e quase morreu de hipotermia. A cena de sua luta contra um urso promete virar uma das mais inesquecíveis do cinema dos últimos tempos. Seu antagonista no filme, o ator Tom Hardy (que também interpretou Mad Max neste ano) conseguiu uma vaga para ator coadjuvante (e tem como principal adversário o eterno Sylvester Stallone novamente como Rocky Balboa).
MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA (EUA/2015, De George Miller) – 10 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhores Efeitos Visuais
Esta é a quarta aventura de Max, interpretado por Mel Gibson nos três filmes anteriores. Desta vez, Tom Hardy faz o papel, dividindo as atenções com a Imperatriz Furiosa de Charlize Teron, personagem mais intensa da trama. Os dois personagens trilham um caminho perigoso, a tal Estrada da Fúria, em um cenário pós-apocalíptico dominado por um cruel ditador. São muitos os acertos do filme, como a devida importância feminina na história, as cenas de ação cheias de estilo e os muitos conceitos trabalhados em meio a lutas e pouco diálogos. Assuntos como escravidão, submissão, intolerâncias e governos totalitários. Uma superprodução que felizmente não perdeu seu jeito de cinema independente.
PERDIDO EM MARTE (EUA-Reino Unido/2015, De Ridley Scott) – 7 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Matt Damon e Melhor Roteiro Adaptado
O filme, baseado no livro de Andy Weir, é uma espécie de junção de dois estudos: o do instinto de sobrevivência, mostrado em Gravidade, e o realismo científico, presente em Interstellar. Vemos logo de início o interessante protagonista interpretado por Matt Damon, com humor bastante peculiar, enfrentando uma crise em precedentes, logo após ser deixado para trás em Marte e ter que se virar para sobreviver no planeta vermelho. A trama mistura diversão e reflexão como poucas e foi uma pena Ridley Scott não ter sido indicado a Melhor Diretor.
PONTE DOS ESPIÕES (EUA-Alemanha-índia/2015, De Steven Spielberg) – 6 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Rylance e Melhor Roteiro Original
O filme é dirigido por Steven Spielberg, com roteiro dos premiados irmãos Coen e estrelado por Tom Hanks. Era muito improvável que desse errado! Baseado em fatos reais, um advogado (Hanks) é recrutado em plena Guerra Fria para defender no tribunal um suposto espião soviético (que valeu a indicação para Mark Rylance) e ajudar a CIA a negociar uma troca por um piloto americano capturado. Tratando-se de Spielberg, espere bastante emoção, impulsionado pelas cenas e trilha sonora.
SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS (EUA/2015, De Tom McCarthy) – 6 INDICAÇÕES, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante para Mark Ruffalo e Melhor Atriz Coadjuvante para Rachel McAddams)
O filme conta a polêmica história real da investigação jornalística do Boston Globe, que descobriu um escândalo envolvendo o abuso sexual de crianças e o acobertamento pela arquidiocese católica. O filme conta com um grande elenco, incluindo Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAddams e já está nos cinemas atualmente.
OUTROS DESTAQUES
Carol (6 indicações, incluindo Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado) conta a história do romance entre duas mulheres interpretadas por Cate Blanchett e Rooney Mara.
A Grande Aposta (5 indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante) fala com muito humor sobre quatro pessoas que previram o colapso do crédito e a bolha imobiliária nos Estados Unidos.
Star Wars: O Despertar da Força (5 indicações) é o maior fenômeno do momento, sendo por enquanto a terceira maior bilheteria de todos os tempos. Traz uma nova história 30 anos depois da trilogia mais antiga.
O Oscar 2016 será exibido em 28 de fevereiro de 2016. Até lá, façam suas apostas!
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu we-mail: [email protected]
Um comentário
BSLnew
Muita bom a síntese do Oscar 2016!