MELHORES FILMES DE 2016
Podemos observar que ano passado tivemos uma variedade de gêneros se destacando no cinema, desde um musical que arrebatou o público até uma ficção científica que fez todo mundo refletir. Segue abaixo os 10 melhores filmes produzidos em 2016 na minha opinião, sempre levando em consideração os mais diversos tipos de gêneros cinematográficos. “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, vencedor do Oscar de melhor Filme, “Silence”, novo filme de Martin Scorsese (dos clássicos “Taxi Driver” e “Os Bons Companheiros”) e “O Apartamento”, filme iraniano vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro são alguns exemplos de filmes que poderiam estar nesta lista, mas dão espaço a outras excelentes produções. No Brasil, os destaques vão para “Aquarius”, estrelado por Sonia Braga, e que foi indicado a vários prêmios em festivais e “Nise: O Coração da Loucura”, em que Gloria Pires revive a psiquiatra Nise da Silveira.
A CHEGADA (De Denis Villeneuve – Com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker – Ficção Científica)
Quando extraterrestres chegam à Terra, em diversos locais no mundo, a Dra. Louise Banks é recrutada pelos militares americanos para tentar traduzir os sinais dos alienígenas que pousaram nos Estados Unidos. No entanto, a resposta para todos os mistérios da vinda dos seres podem ameaçar a vida de Louise e de toda a humanidade. Indicado a 8 Oscar, traz questões existenciais e apresenta uma ficção científica diferente do usual, mais reflexiva e filosófica, e ainda assim intrigante e empolgante ao mesmo tempo.
CAPITÃO FANTÁSTICO (De Matt Ross – Com Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler – Comédia Dramática)
Um sujeito dedica sua vida a transformar seus seis jovens filhos em adultos extraordinários, em meio a uma floresta. Porém, quando uma tragédia atinge a família, eles são forçados a ir para a cidade e conviver com ideias e comportamentos diferentes do que se tornou habitual para eles. Um show de interpretação de Viggo Mortensen (o Aragorn de “Senhor dos Anéis”), o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
LION: UMA JORNADA PARA CASA (De Garth Davis – Com Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara – Drama)
Quando tinha cinco anos, o indiano Saroo se perdeu do irmão em uma estação de trem em Calcutá e enfrentou muitos desafios até ser adotado por uma família australiana. Depois de adulto, ele resolve procurar sua família biológica. Teve 6 indicações ao Oscar e mostra essa inacreditável história real, colocando o espectador sentindo as mesmas emoções do protagonista, vivido na fase adulta por Dev Patel, ator indiano que fez sucesso com o filme “Quem Quer Ser um Milionário?”.
ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (De Theodore Melfi – Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe – Drama)
Na década de 60, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana, apesar de todo o preconceito que sofriam, prejudicando o desenvolvimento profissional. Baseado em fatos reais, foi indicado a 3 Oscar.
ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (De Mel Gibson – Com Andrew Garfield, Sam Worthington, Hugo Weaving – Guerra)
Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas. Durante a Batalha de Okinawa, ele salva a vida de 75 pessoas, sendo condecorado. Baseado em fatos reais, discute a questão de como ser pacifista em meio a uma guerra. Mel Gibson faz uma filme edificante, recheado de emoção e que faturou 2 Oscar.
LA LA LAND (De Damien Chazelle – Com Ryan Gosling, Emma Stone, J. K. Simmons – Musical)
Depois de chegar em Los Angeles, o pianista de jazz Sebastian conhece a atriz iniciante Mia. Os dois se apaixonam, porém é preciso conciliar o relacionamento amoroso com as oportunidades que surgem para suas respectivas carreiras. O filme discute o equilíbrio entre o amor, a fama e o sucesso. Faturou 6 Oscar, incluindo Melhor Diretor para Damien Chazelle, que também dirigiu o excelente “Whiplash”.
KUBO E AS CORDAS MÁGICAS (De Travis Knight – Com Charlize Theron, Matthew McConaughey, Ralph Fiennes – Animação)
Kubo invoca acidentalmente um espírito maligno que busca vingança e é obrigado a desvendar o mistério de seu falecido pai samurai e fugir das irmãs de sua mãe. Ao mesmo tempo, ele recebe a ajuda de estranhos companheiros e percebe aos poucos seus poderes mágicos. Em meio a animações de peso como o vencedor do Oscar “Zootopia”, o campeão de bilheteria “Procurando Dory” e o filme da Disney “Moana”, esta animação mais independente se destaca.
MANCHESTER À BEIRA MAR (De Kenneth Lonergan – Com Casey Affleck, Michelle Williams, Lucas Hedges – Drama)
Lee Chandler precisa retornar para sua cidade natal a fim de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai dele falecer precocemente. Lee precisará então confrontar sua família em relação aos motivos pelo qual ele os deixou para trás anos antes. O irmão de Ben Affleck protagoniza este drama bastante elogiado pela crítica, o que lhe garantiu o Globo de Ouro e o Oscar.
ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA STAR WARS (De Gareth Edwards – Com Felicity Jones, Diego Luna, Forest Whitaker – Ficção Científica)
O filme conta a saga de um grupo de aventureiros para roubar os planos da Estrela da Morte e trazer uma nova esperança para a galáxia. Ele ocorre logo antes dos acontecimentos do Episódio IV – Uma Nova Esperança, primeiro filme da franquia Star Wars. Sucesso de bilheteria e considerado por muitos o melhor filme da franquia ao lado de “O Império Contra-ataca”.
DEADPOOL (De Tim Miller – Com Ryan Reynolds, Morena Baccarin, T.J. Miller – Aventura)
O ex-mercenário Wade Wilson se recupera de uma doença e acaba adquirindo poderes. Com um peculiar senso de humor e sede de vingança, ele sai em busca do homem que quase destruiu a sua vida. O filme abusa da quebra da quarta parede, artifício que coloca os personagens dialogando com o próprio público e cientes de que estão em um filme. Deadpool faz piada com tudo, até mesmo com o fato do ator que o interpreta, Ryan Reynolds, ter feito o filme “Lanterna Verde” anteriormente.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu e-mail: [email protected]