FILMES BIOGRÁFICOS
Muitos filmes são baseados em fatos reais, mas apenas alguns se propõem a ser uma biografia de uma personalidade, seja referenciando toda uma vida ou apenas em um determinado momento. Ao longo dos anos, o cinema tem proporcionado histórias reais que são tão emocionantes e até mesmo inacreditáveis, onde se poderia acreditar que tudo poderia ter saído de um roteiro ficcional. Segue abaixo alguns destes filmes que emocionaram o público e convenceram a crítica especializada.
AMADEUS (EUA-França/1984 – De Milos Forman – Com F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge)
Dentro de um manicômio, Amadeus lembra os fatos de três décadas antes, quando o jovem Mozart ganhou a confiança da corte do imperador austríaco Joseph II. Uma lenda urbana se forma sobre a morte de Amadeus Mozart. O filme venceu 8 Oscar, incluindo Melhor Filme.
CHAPLIN (EUA/1992 – De Richard Attenborough – Com Robert Downey Jr., Geraldine Chaplin, Paul Rhys)
O filme relata a vida de Charles Chaplin, um dos maiores gênios do cinema, desde a infância até o recebimento de um Oscar, e das inúmeras ligações amorosas aos problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos. O filme foi indicado a 3 Oscar.
RAY (EUA/2004 – De Taylor Hackford – Com Jamie Foxx, Regina King, Kerry Washington)
A história do gênio musical Ray Charles, deficiente visual desde a infância. A audácia e o talento incomparável do músico o transformou em um fenômeno nas turnês e nos estúdios, mas drogas, mulheres e lembranças ruins afetaram a sua vida pessoal. Vencedor de 2 Oscar.
JOHNNY & JUNE (EUA-Alemanha/2005 – De James Mangold – Com Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon)
A ascensão do cantor Johnny Cash, uma lenda da música country, que foi criado em um sítio e convivia com o descaso de seu pai. Com o passar dos anos, ele vai com sua esposa para Memphis, no Tennessee, onde começa a gravar. Durante uma turnê, Cash conhece o amor de sua vida, a cantora June Carter, mas seu estilo de vida pode fazer com que eles se separem.
NÃO ESTOU LÁ (EUA-Alemanha-Canadá/2007 – De Todd Haynes – Com Christian Bale, Cate Blanchett, Heath Ledger)
Vários atores interpretam o lendário cantor e compositor Bob Dylan em diferentes fases de sua vida pessoal e profissional. A maneira inusitada de contar uma biografia fez sucesso e ocasionou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Cate Blanchett, que também empresta sua versão Bob Dylan para a trama.
O GAROTO DE LIVERPOOL (Inglaterra-Canadá/2009 – De Sam Taylor-Wood – Com Aaron Johnson, Kristin Scott Thomas)
A trama mostra a adolescência de John Lennon desde o reaparecimento de sua mãe, a descoberta do rock’n roll como válvula de escape para seus problemas familiares e o começo de sua amizade com Paul McCartney. A trama adquire cargas mais dramáticas (com eventuais toques de humor), sem apelar para a veracidade completa dos fatos ou enumeração de músicas famosas, fazendo com que o filme seja muito mais que uma biografia.
A DAMA DE FERRO (Inglaterra-França/2011 – De Phyllida Lloyd – Com Meryl Streep, Jim Broadbent, Harry Lloyd, Alexandra Roach)
A história da ex-primeira ministra da Inglaterra Margaret Thatcher, que conseguiu quebrar barreiras em um mundo político dominado pelos homens. Suas decisões polêmicas e duras são mostradas do ponto de vista das lembranças de uma Thatcher já sentindo o peso da idade. O filme parte da vida atual de Thatcher para contar por meio de flashbacks os principais momentos da vida da primeira mulher a se tornar primeira-ministra da Inglaterra. Mesmo não sendo de uma família poderosa e almejar fazer carreira política em uma época que os homens dominavam absolutamente o setor, ela consegue superar os obstáculos e tornar-se extremamente conhecida.
O JOGO DA IMITAÇÃO (Reino Unido/2014 – De Morten Tyldum – Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode)
Durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático Alan Turing tenta decifrar mensagens alemãs criptografadas pela máquina Enigma. O filme, indicado a 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz, traz uma atuação irrepreensível de Benedict Cumberbatch (da série Sherlock). O ator consegue personificar o enigmático, ingênuo, inteligente e antissocial Alan Turing, conseguindo ainda uma boa química com Keira Knightley, mulher à frente de seu tempo que tem participação muito importante na vida do matemático.
A TEORIA DE TUDO (Reino Unido/2014 – De James Marsh – Com Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior, Harry Lloyd)
O relacionamento entre o físico mundialmente famoso Stephen Hawking e sua esposa Jane. O filme, indicado a 5 Oscar incluindo Melhor Filme, parte da adaptação da obra da própria Jane Hawking para contar a história de toda sua relação com o físico, desde quando eles se conheceram, passando pelo casamento, filhos e a evolução de sua doença. Como em vários filmes biográficos, o protagonista, interpretado aqui por Eddie Redmayne, personifica impecavelmente Stephen Hawking, o que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.
TRUMBO: LISTA NEGRA (EUA/2015 – De Jay Roach – Com Bryan Cranston, Michael Stuhlbarg, Diane Lane, Helen Mirren)
Em 1947, Dalton Trumbo foi um dos roteiristas mais requisitados de Hollywood, até que ele e alguns colegas são presos e fichados na lista negra por suas crenças políticas. O filme, indicado ao Oscar de Melhor Ator para Bryan Cranston, narra um difícil e importante período em Hollywood, através da história de um dos maiores roteiristas dos Estados Unidos. Além disso, a história baseada em fatos reais pode ser encarada como a tentativa de um competente sujeito continuar seu trabalho, independente do que acredita no campo político.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu e-mail: [email protected]