REVIRAVOLTAS DO CINEMA
Por Warny Marçano*
Desde “Os Vampiros”, clássico de 1915, com seus quase 400 min de duração, os chamados “twists” do cinema são considerados uma das grandes ferramentas para se conquistar o espectador. Finais inesperados, sequências impensadas, revelações surpreendentes, todos esses elementos que criam reviravoltas nos filmes são de grande importância para histórias cada vez mais criativas. Confira 10 filmes dentre aqueles que melhor se utilizam desse recurso.
12 HOMENS E UMA SENTENÇA (EUA / 1957 – De Sidney Lumet – Com Henry Fonda, Martin Balsam, Lee J. Cobb, John Fiedler – Drama)
Um grupo de jurados se reúne para decidir entre culpado e inocente. O veredicto precisa ser unânime. Dos 12 jurados, 11 culpam o réu. O único que defende a inocência do réu precisa convencer um por um dos outros jurados de seu ponto de vista. Fique com a versão de 1957, que traz o célebre ator Henry Fonda na pele de um dos jurados. O clima teatral e claustrofóbico só ajudam a trama, fazendo com que o espectador mergulhe em um clima de ansiedade e intriga.
O SEXTO SENTIDO (EUA / 1999 – De M.Night Shyamalan – Com Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette – Suspense)
A história do garoto que vê fantasmas e seu psicólogo, com seus dramas pessoais retoma um gênero até então esquecido pelo grande público (o mistério com a clássica reviravolta final) e traz à tona um gênero intitulado suspense sobrenatural, que abriu as portas para filmes como “Os Outros”. O diretor M.Night Shyamalan despontou como o novo mestre do mistério. O filme é tão importante em público e crítica que Shyamalan nunca conseguiu igualar o feito até então.
OS OUTROS (EUA / 2001- De Alejandro Amenábar – Com Nicole Kidman, Christopher Eccleston, Fionnula Flanagan – Suspense)
Embarcando no mesmo gênero de “O Sexto Sentido”, o diretor Alejandro Amenábar traz Nicole Kidman na pele de uma mãe com dois filhos à espera do marido que está na guerra. Só que a casa onde vivem parece esconder segredos que poderão mudar a perspectiva de vida de todos os envolvidos.
CLUBE DA LUTA (EUA / 1999 – De David Fincher – Com Brad Pitt, Edward Norton, Meat Loaf, Helena Bonham Carter, Jared Leto – Drama)
O filme de David Fincher foi um fracasso nos cinemas, mas um sucesso de público em DVD. Nada mais justo para a trama em que o personagem de Edward Norton confronta seus demônios pessoais. O personagem de Brad Pitt é considerado um dos mais emblemáticos do cinema. Fincher, que já havia feito dois filmes com reviravoltas surpreendentes, Seven e Vidas em Jogo, consegue ir mais além nesta misteriosa saga dos instintos.
PSICOSE (EUA / 1960 – De Alfred Hitchcock – Com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin – Suspense)
Hitchcock dispensa apresentações e apresentou uma trama que definiu estilos e permaneceu como influência para uma geração de cineastas do gênero. Juntamente com “Disque M para Matar” e “Os Pássaros”, o mestre do suspense mostra como se deve filmar reviravoltas e conspirações e como são bastante importantes para o gênero a forma como são inseridas na trama.
VANILLA SKY (EUA / 1999 – De Cameron Crowe – Com Tom Cruise, Penelope Cruz, Cameron Diaz, Kurt Russell, Tilda Swinton, Jason Lee – Drama)
Uma grande mistura inusitada de gêneros é um dos fatores que ajudam às reviravoltas do filme. Misturando romance, drama, suspense e ficção científica, a saga de um playboy que mergulha no inferno é contada de modo grandioso e até mesmo por vezes megalomaníaco por Cameron Crowe. Mas as mudanças de paradigmas da história mostram personalidade do cineasta de Quase Famosos e Jerry Maguire.
TAXI DRIVER (EUA / 1976 – De Martin Scorsese – Com Robert de Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel, Albert Brooks – Drama)
Esta obra-prima de Martin Scorsese traz um amargurado taxista vivido por Robert de Niro que se envolve com uma garota de programa. A parte final da trama é uma das mais antológicas e icônicas do cinema, revelando cada vez mais a genialidade do diretor de clássicos como “Touro Indomável” e “Cassino”.
A VILA (EUA / 2004 – De M.Night Shyamalan – Com Adrien Brody, Joaquin Phoenix, Bryce Dallas Howard, Sigourney Weaver, Willian Hurt – Suspense)
M.Night Shyamalan mostra dessa vez uma pacata vila no meio da floresta, cujos habitantes não saem de suas fronteiras com medo dos monstros que rodeiam o lugar. Um jovem demonstra curiosidade em conhecer o mundo que apenas os membros do conselho supostamente se recordam. Com brilhantes interpretações, esta trama em tom de fábula dá um novo gás ao cineasta depois do relativo fracasso de seu filme anterior, Sinais.
O PLANETA DOS MACACOS (EUA / 1968 – De Franklin J. Schaffner – Com Charlton Heston, Jerry Maren, Roddy McDowall – Ficção Científica)
Este grande clássico da ficção científica apresenta ao longo da trama e principalmente em sua reviravolta final, um painel de reflexões éticas e morais, mostrando até onde pode ir a prepotência e orgulho do ser humano. A refilmagem de Tim Burton, apesar de ter classe, não consegue expressar com exatidão o que o clássico de 1968 expressa com bastante objetividade.
OS SUSPEITOS (EUA / 1995 – De Brian Singer – Com Kevin Spacey, Benicio Del Toro, Gabriel Byrne, Stephen Baldwin, Kevin Pollak – Policial)
Junte um diretor com bom potencial (que faria futuramente “O Aprendiz” e os dois primeiros “X-Men”) e um ator excepcional (Kevin Spacey) e é o bastante para nascer um personagem antológico do cinema moderno. A história do único remanescente de uma quadrilha liderada pela misteriosa figura de Keizer Soze é uma aula de como se fazer um filme policial intrigante e desafiador.
* Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte. Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu e-mail: [email protected]