Idoso sofreu traumatismo craniano em acidente ocorrido na última segunda-feira (5) e foi transferido para o Hospital João XXIII
CARATINGA– José de Oliveira Campos Filho, 61 anos, atropelado nesta segunda-feira (5) no km 525 da BR-116, próximo a Ceasa de Caratinga, foi transferido, na quarta-feira (7), de helicóptero para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte. Ele sofreu traumatismo craniano e necessitava de suporte avançado, que não está disponível no município, por isso, aguardava uma vaga por meio do SUS-Fácil.
A logística para transferência do idoso iniciou com a atuação de ambulância do Bombeiro Militar de Minas Gerais e UTI Móvel, no apoio de transporte do paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até o campo do Caratinga.
Capitão Marcelo comentou sobre as providências que foram necessárias para o transporte de José de Oliveira. “Trata-se de uma aeronave multimissão, utilizada por todo tipo de ocorrência de salvamento. No caso aqui, que iremos fazer um transporte aeromédico, pelo tamanho da aeronave, por ser menor, tivemos a necessidade de retirar o banco do copiloto. Todo comando que faz a aeronave voar existe na parte do copiloto também, então esses comandos são retirados, toda a estrutura bloqueada. Uma maca é afixada, a vítima posicionada em outra maca por cima dessa e é amarrada para que durante o voo não haja nenhum tipo de vibração. O médico fica sentado próximo a cabeça da vítima para que tenha acesso, caso necessária alguma intervenção em decorrência do voo”.
Diante da gravidade do quadro de saúde de José Oliveira, a transferência tranquilizou os familiares, que afirmaram que estavam otimistas quanto a sua recuperação.