Vara da Infância realiza palestra em São João do Jacutinga

Palestra foi ministrada por Wesley Alves Soares

 

Palestra foi ministrada por Wesley Alves Soares
Palestra foi ministrada por Wesley Alves Soares

Ação foi realizada por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

DA REDAÇÃO – A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu uma palestra sobre a Medida Socioeducativa para adolescentes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e para alunos na Escola Estadual Mary Lucca Chagas no distrito de São João do Jacutinga. A ação foi realizada na tarde de segunda-feira (27).

A palestra foi ministrada por Wesley Alves Soares, que é assessor do magistrado Walter Zwicker Esbaille Júnior, juiz da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude.

Cerca de 70 crianças e adolescentes acompanharam atentamente à apresentação que tratou de temas como as modalidades e a aplicação da medida socioeducativa, tipos de medidas e as fases processuais para os autores de atos infracionais, dentre outros.

Wesley destacou que graças aos trabalhos de prevenção realizados, na Comarca de Caratinga o número processos de atos infracionais de crianças e adolescentes tem diminuído. “Tivemos uma redução na casa de 60%. Este número também reflete a dinamização dos processos que são concluídos em menos tempo, evitando que o infrator repita o ato ilícito”.

A Medida Socioeducativa

Medidas socioeducativas são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no art. 112 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Apesar de configurarem resposta à prática de um delito, apresentam um caráter predominantemente educativo e não punitivo. O acompanhamento da Medida socioeducativa faz parte do Serviço de Proteção Social Especial, de competência do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e, de acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento da medida. Este serviço deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

Manchete do dia

Últimas Notícias