Dia D acontece amanhã em 21 pontos de vacinação distribuídos nos bairros de Caratinga
CARATINGA- Neste sábado (13), de 8h às 11h e de 13h às 17h, acontece o dia D de vacinação antirrábica de cães e gatos. Estarão à disposição da população, 21 pontos distribuídos nos bairros da cidade.
De acordo com Erick Gonçalves, a campanha teve início no mês de junho. Ao todo, o município tem entre 14 e 15 mil animais. Na sede, a meta é vacinar neste sábado, uma média de quatro mil cães e gatos. Nos distritos, até o momento, já foram vacinados 7.600. “Primeiramente, percorremosos distritos, agora estamos chegando à sede do município. Mas, depois vamos voltar em alguns distritos, que faltam cães e gatos a serem vacinados”.
Erick acrescenta que a vacinação contra raiva é considerada uma das mais importantes, quando se fala natransmissão da zoonose. “É uma doença viral, 100% letal, que acomete os mamíferos e principalmente os cães e gatos que estão próximo à nossa população. Primeiramente, essa doença multiplica nos nervos periféricos, depois passa para o sistema nervoso central e acomete tanto os animais, dando paralisia, levando até à morte, como o ser humano. Então, prevenção é imunização”.
É importante ficar atento, pois mesmo os animais que já foram imunizados nos anos anteriores, devem ser vacinados novamente. “Temos que compreender que a campanha de vacina contra a raiva em Caratinga acontece todo ano e todos os cães e gatos a partir de três anos de idade devem ser imunizados. Nossos profissionais estão capacitados, a vacina não tem contraindicação, então é só levar seu animal, que você também vai receber um comprovante de vacinação. Quem tiver já tiver o cartãozinho do animal, porque muitas pessoas guardam, pode levar também. A gente aguarda, para manter a raiva longe da nossa cidade”.
Os proprietários que não tiverem condições de levar seus animais no Dia D, a Vigilância em Saúde, localizada à Rua Princesa Isabel, 431, disponibilizará no horário de 8h às 11h e de 13h às 17h, um posto fixo durante um mês para vacinação destes animais, tanto da sede, quanto distritos. “A raiva no Brasil é uma doença erradicada, nós tivemos um caso isolado que aconteceu em Roraima, que foi uma transmissão possivelmente por morcego. Então, a gente pede a população pra estar sempre atenta. A raiva foi erradicada pela participação da população, levando seus animais para se imunizarem”, finaliza.
BOX:
Pontos de vacinação:
01- Praça da Conceição – Centro
02- Praça Antiga Cadeia –Bairro Esperança
03- Praça Cabo Mário – Bairro Santo Antônio
04- Sede da Vigilância – Centro
05- Igreja Nossa Senhora Aparecida – Rua Professor Olinto – Bairro Aparecida
06- Bar do Ivo – Bairro Aparecida
07- Tiro de Guerra – Morro Caratinga
08- Vestiário do Campo 1º de Maio – Bairro Aparecida
09- Igreja São Judas Tadeu – Avenida Ana Pena de Faria – Bairro Limoeiro
10- Mercadão Itaúna – Rua Antônio Cimini – Bairro Rodoviários
11- Ponto Final da Circular – Rua Aloisio Muniz – Bairro Santa Zita
12- Praça Nossa Senhora do Carmo – Rua Manoel Gonçalves de Castro – Bairro Esplanada
13- Praça Joaquim José – Bairro das Graças
14- Praça da Estação – BairroSalatiel
15- Antiga Mercearia Vital – Rua José Alves Pereira – Bairro Anápolis
16- Igreja Santa Luzia – Bairro Anápolis
17- Reservatório da Copasa – Bairro Dr. Eduardo
18- Salão Comunitário da COHAB – Bairro Conjunto Habitacional
19- ESF Santa Cruz – Praça Martha Carli – Bairro Santa Cruz
20- Praça da Antena – Rua Coronel Chiquinho – Comunidade Santa Isabel
21- Praça Feliciano Miguel Abdala – Bairro Floresta