Caratinga vacinou 35,81% do público alvo. Em todo o Brasil este índice segue abaixo do esperado
CARATINGA – As doses da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) estão disponíveis para meninas de 9 a 11 anos. Porém a campanha ainda não teve a adesão esperada. Os resultados da campanha foram apresentados pela Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Caratinga obteve a cobertura de 35,81% do público alvo. No início da campanha, em março, a população de meninas do município de 9 a 11 anos era de 2.136. A meta era vacinar 80% destas meninas (1.708). O Ministério da Saúde estabeleceu como meta a vacinação contra o HPV de 80% da população de meninas com idade entre 9 a 12 anos. Porém, em todo o Brasil este índice segue abaixo do esperado e provavelmente a meta não será alcançada.
De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em Caratinga todas as Unidades de Saúde oferecem a vacina para meninas na faixa etária. “Uma informação importante é que a partir do próximo ano 2016, a vacina estará disponível na rotina apenas para as meninas na faixa etária de 9 anos de idade, considerando que a parcela de meninas até 13 anos já deveriam ter sido imunizadas desde o ano passado quando a vacina foi introduzida no calendário básico de vacinação”, informa o coordenador Equipe de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde, Bruno Ramos Albano.
O coordenador reitera que a vacina é segura, uma dúvida frequente dos pais das adolescentes. “O esquema atual consiste em três doses e que o ideal é que as adolescentes procurem as unidades de saúde preferencialmente acompanhadas pelos responsáveis, munidas de documento de identificação e cartão de vacina para iniciar ou receber a segunda dose da vacina”.
Em caso de dúvidas o cidadão pode entrar em contato com a Superintendência de Vigilância em Saúde, através do (33) 3329 9224.