Alunos da Escola “Professor Jairo Grossi” lançam livro
CARATINGA – Competindo com a internet, televisão, rádio e o cinema, o livro geralmente sai perdendo. O fato de muitas pessoas não gostarem de ler pode estar ligado ao fato de não terem sido, quando crianças, apresentados à literatura infantil. Extremamente importante para o desenvolvimento, pois auxilia na formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta, os significados simbólicos da literatura infantil tornam a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social, mais fáceis.
Separadas por faixas etárias, a literatura infantil pode ser usada de diferentes formas em cada fase. E
pensando nessas diferentes formas, a Escola “Professor Jairo Grossi” promove a escrita literária entre seus alunos desde os primeiros períodos, resultando na V Noite de Autógrafos dos alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
A emoção entre os presentes na noite preencheu todo o Ginásio “Dário da Anunciação Grossi”, que ficou repleto de autores mirins realizando apresentações de histórias contadas e escritas por eles próprios com o auxilio das professoras.
A literatura infantil abre portas para o universo da imaginação, incentivando a criança desde muito cedo a praticar a leitura prazerosa. O hábito da leitura além de ser fonte de lazer, aumenta a proficiência da escrita e da própria leitura, contribuindo para a formação de uma sociedade com cidadãos leitores, pensantes e críticos.
Eleonora Carvalho Assis Gamarano, mãe de Murilo Assis Gamarano, foi convidada a escrever o prefácio do livro e diz o quão importante é esse incentivo na vida das crianças. “Foi uma emoção muito grande ser convidada para escrever o prefácio do livro, por que como mãe, professora e psicóloga vejo a importância desse momento no desenvolvimento das crianças. Elas passam por várias fases e nessa etapa têm a oportunidade de conhecer o mundo, o que os deixam fascinados com a leitura e a escrita. Este é o momento de estimular os alunos. A escola está de parabéns em explorar essa fase em nossos filhos, com toda certeza todos nós, pais, estamos orgulhosos e felizes”.
Suelaine Bruna de Sena Ramos, professora e organizadora do projeto junto com Renata Lopes e Geraldinha Gomes, contou sobre o processo de criação do livro e a participação dos alunos. “O projeto começou no inicio do ano com todo processo de alfabetização das crianças, e ao decorrer das etapas foi
trabalhado a criação das histórias. No livro está presente a primeira história escrita de cada aluno e sua ilustração, a alegria deles em fazer parte de todo o processo criativo nos deixa mais motivados”.
Autor de uma das histórias publicadas no livro, José Gregório Rodrigues Neto, filho de Marusa Rodrigues e Eder Rodrigues, fala sobre sua participação. “Gostei participar, pois gosto de escrever e desenhar e pude ajudar meus coleguinhas. Estou muito feliz com meu primeiro livro”.
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a
formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é de suma importância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Diretora da Escola, Francisca Pires, diz estar orgulhosa com o projeto e todos os envolvidos. “A escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Estou orgulhosa dos alunos e responsáveis, pois sei que a criação desse livro auxilia na leitura de mundo que a criança irá ter no futuro”.