CARATINGA – O profissional de contabilidade deve se preparar para um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente. As constantes mudanças na legislação obrigam o profissional a estar em permanente atualização, caso almeje deter um diferencial no currículo.
Em um mercado competitivo e atraente, como o que vemos no mundo de hoje, a presença de contadores nas empresas, independentemente do porte, é imprescindível.
E para colocar o aluno que se prepara para esse mercado em contato com a realidade da carreira e as últimas tendências do ramo, a coordenação do Curso de Contabilidade do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) preparou um evento especial no Dia do Profissional de Contabilidade, lembrado na segunda-feira (25).
O coordenador do curso, professor José Victor do Amaral, destacou, durante a abertura do evento, “a importância da permanente atualização do profissional da área”, ao lado do reitor da Academia, professor Antônio Fonseca da Silva, que fez um breve discurso, falando “da educação como instrumento transformador da atual realidade brasileira”.
“As leis estão em constante mudança, principalmente as leis tributárias e, embora a legislação não permita que elas sejam colocadas em prática imediatamente depois de criadas, as empresas precisam se preparar para recebê-las e o profissional de contabilidade é este canal de planejamento necessário”, enfatizou também o coordenador.
Uma mesa redonda para debates entre alunos que já se formaram, os chamados egressos, e que estão atuando no mercado – convidados especialmente para o evento –, e aqueles outros que estão na fase de graduação do curso, promoveu um interessante momento de troca de conhecimentos e experiências, “que só agrega valor à formação”, destacou Amaral.
“Quando eu estava no banco da faculdade me preparando para exercer minha carreira, eu costumava ter dúvidas quanto ao que eu precisaria saber depois que me formasse. Hoje esses alunos estão tendo a oportunidade de trocarem experiências com quem já está atuando no mercado e esse é um momento muito importante para esclarecer dúvidas”, definiu Tatiane dos Santos, egressa do curso, que hoje atende um grupo de empresários como contadora de um escritório do ramo.
Empresários também foram convidados para transmitirem um pouco do que vivem no dia a dia de suas organizações. O ex-secretário municipal de Fazenda de Caratinga, Juarez Júnior da Silveira, que também é empresário do ramo de revenda e distribuição de produtos farmacêuticos, descreveu sua experiência no poder público. Ele chamou a atenção para detalhes administrativos de âmbito burocrático, que despertaram o interesse da plateia, discorrendo, fundamentalmente, sobre erros, acertos, pontos de vista e o que definiu como “decepções de gestão do sistema público” durante sua permanência frente à pasta de governo.