Projeto contou com a presença de professores da Rede Municipal de Educação de Caratinga
CARATINGA – A Formação Continuada de Professores é hoje uma temática tão importante e necessária, haja vista os múltiplos desafios que se apresentam à escola e, simultaneamente, aos educadores. Tanto a instituição quanto os educadores têm uma imensa tarefa no que se refere aos imperativos desafios advindos da rápida evolução da ciência e das tecnologias. Desafios estes que exigem dos educadores, flexibilidade e abertura para novas relações que necessitam ser engendradas no contexto educacional.
Aconteceu no Centro Universitário de Caratinga, UNEC mais uma etapa do Projeto Portas Abertas
promovido pela instituição. Estiveram presentes no evento professores da Rede Municipal de Educação da cidade e alunos do curso de Pedagogia do UNEC que assistiram a duas palestras, “Transtornos e dificuldade de aprendizagem”, com a professora psicóloga Christine Lima Nacife, e “A perspectiva da avaliação multidimensional como caminho para a mediação/intervenção nas ‘dificuldades de aprendizagem’ necessidade de redimensionar o olhar pedagógico”, com Maria Claret de Faria Cimini, professora pedagoga
Maria Claret declarou, “foi com muita alegria que aceitei o convite para ministrar a palestra discutindo a dificuldade de aprendizagem na visão dos professores e pedagogos. É importante esse processo de formação continuada, não somente dos professores, mas de todos os profissionais que trabalham com educação. Então essa parceria UNEC e Secretaria Municipal da Educação vêm coroar essa formação continuada, como um caminho para de fato ajudarmos nossas crianças e jovens a superarem as dificuldades de aprendizagem. O profissional que não continua a estudar, a se formar ele tende a estagnar”, conclui a pedagoga.
Uma das coordenadoras do evento, dona Geralda Maria da Rocha Pena, comenta. “Esse evento visa aprimorar os conhecimentos sobre os alunos com dificuldades de atenção e aprendizagem de modo geral, e tratar da saúde mental do educando. Uma das queixas dos professores é sobre a inclusão desses alunos e que muitas não estão preparadas para realizá-la, então o UNEC se propôs a dar esse treinamento, a convidar os professores para poder oferecer a Formação Continuada”.
A Formação Continuada promovida aos professores atendem suas necessidades, e ao mesmo tempo contribuem com o desenvolvimento profissional dos professores. De acordo com Márcia Cristina Gomes de Sousa, psicopedagoga clínica da Secretaria Municipal de Educação, “parabenizo o UNEC pela iniciativa do projeto Portas Abertas em trabalhar esse tema tão importante, que é a inclusão. Quando falamos sobre incluir falamos do aspecto físico e educacional e a preparação dos professores e profissionais para realizarem essa inclusão é de suma importância”.
A Formação Continuada não deve ter como único propósito a relação de aumento de pontos no currículo ou aumento de salário propriamente dito, mas é importante que esteja ligada ao desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos para estimular seus alunos, questionando os conteúdos estudados e buscando fontes diferentes das tradicionais.
Reitor do UNEC, professor Antônio Fonseca da Silva, comenta, “é uma satisfação receber os professores da Rede Municipal em nosso projeto, pois temos um carinho especial por todos. O UNEC Portas Abertas traz palestras com temas que os auxiliam no processo de aprendizagem, o que hoje é uma tarefa árdua. O professor precisa continuar se qualificando mesmo após o término de sua faculdade, considerada formação inicial, estando atentos às necessidades apresentadas por seus alunos, cientes de que eles a cada dia utilizam de diferentes tipos de ferramentas para aprender, e que os professores devem acompanhar estes avanços tecnológicos. Então, desejo sorte e sucesso a cada um”.