Evento realizado esta semana aproximou os alunos do conselho de classe e anunciou projeto

Alunos do curso de Ciências Contábeis puderam conhecer o trabalho realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade
CARATINGA – Ter contatos e experiências no mercado de trabalho, mesmo ainda estando na graduação, é o que deseja todo jovem focado em sua carreira. E é exatamente com isso que Centro Universitário de Caratinga se preocupa. Nesta semana, alunos do curso de Ciências Contábeis puderam conhecer o trabalho realizado pelo CRC – Conselho Regional de Contabilidade, e se aproximar da profissão.
“O aluno começa a ter uma percepção daquilo que o espera no futuro, conhecendo o conselho de classe, entendendo a legislação que ele terá que seguir, entendendo o Código de Ética. É um momento para ele formar um networking com profissionais, e se aproximar dos conselheiros que fazem parte do Conselho de Minas”, comentou Vidigal Fernandes Martins, coordenador da Comissão Estadual Jovens Lideranças Contábeis, e que na ocasião, falou aos alunos.
No evento também foi anunciada uma parceria entre o Unec e a Receita Federal de Caratinga, que vai proporcionar aos alunos do curso de Ciências Contábeis a oportunidade de se qualificarem profissionalmente.

Coordenador do curso de Ciências Contábeis, José Victor Amaral Neto; Tereza Cristina Reis Fernandes, chefe da Receita Federal de Caratinga; e o palestrante Vidigal Fernandes Martins
“Nós iremos lançar o NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, que é um projeto que a Receita Federal tem. Ele atende a microempreendedores individuais, pessoas físicas que não têm condições de pagar para fazer uma declaração de imposto de renda, por exemplo. As orientações serão passadas por meio de treinamento ao professor responsável e os alunos que serão selecionados para atender no NAF”, explicou José Victor Amaral Neto coordenador do curso de Ciências Contábeis.
Essa parceria vai gerar benefícios para todos os envolvidos. Para os contribuintes, orientação e serviços gratuitos nas áreas fiscal e contábil. Para os alunos do Unec, qualificação diferenciada e a oportunidade de colocar em prática tudo que veem em sala de aula. Além disso, ganham os professores e o Centro Universitário de Caratinga pela troca de experiências.

Vidigal Fernandes Martins, coordenador da Comissão Estadual Jovens Lideranças Contábeis, falou aos alunos
NAF
De acordo com Tereza Cristina Reis Fernandes, chefe da agência da Receita Federal de Caratinga, além de oferecer o atendimento à comunidade, o NAF contribuiu para a formação dos alunos na capacitação técnica e prática.
Ela explica que no âmbito da Receita Federal, o NAF pode oferecer serviços como atendimentos relacionados ao CPF, parcelamento de débitos no atendimento eletrônico da Receita, e emissão de guias para pagamento, como, por exemplo, cotas para rendimento de pessoa física. Além disso, pedidos de restituição que hoje são feitos eletronicamente, em relação a qualquer pagamento em devido ou a maior, podem ser feitos pelo NAF. Um caso muito comum é do contribuinte individual que continua contribuindo, mesmo afastado. Esse crédito ele pode pedir restituição e a solicitação é eletrônica. Então o NAF pode ajudar esse contribuinte de baixa renda a executar esses serviços.
Para os microempreendedores individuais, serviços como emissão da guia mensal de pagamento, inscrição e baixa de CNPJ, poderão ser orientados pelos alunos treinados no projeto.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal foi criado pela Receita em 2011, e hoje mais de 60 núcleos existem no país. Os atendimentos funcionam nas instituições de ensino privada que poderão oferecer os serviços que definirem após receber treinamento.