DA REDAÇÃO – A parceria entre o Centro Universitário de Caratinga (UNEC), o Instituto Paraíso (INPAR), a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL) resulta na promoção do I Congresso Mineiro de Equoterapia. O tema central do evento é “O Cavalo Melhorando Vidas”.
O Congresso promoverá uma integração entre profissionais e estudantes da saúde e áreas afins, priorizando temas que tragam novos campos e dinâmicas para atuação de profissionais na área da Equoterapia.
A Equoterapia pode ser empregada em várias atividades para melhoria da qualidade de vida, como em idosos, crianças portadores de Síndrome de Down, pessoas que necessitem de atividades para trabalhar a postura corporal e várias outras situações, como até na ajuda no desempenho escolar. A explicação está em um princípio básico de qualquer modalidade esportiva: disciplina.
O diferencial da Equoterapia é justamente o cavalo: o animal aumenta a motivação que a criança tem para fazer as atividades e o ambiente aberto implica em menor resistência ao tratamento em relação a um consultório convencional.
O evento será sediado em Belo Horizonte – Minas Gerais, no período de 23 a 25 de julho de 2015. Será realizado durante a 34º Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador.