Escolhida pelo DIÁRIO como a empresária destaque de 2015, Sandra Corrêa Cortes fala sobre os 25 anos de êxito da Casa Auxiliadora
O DIÁRIO DE CARATINGA dá início a uma série de entrevistas com os escolhidos destaques do ano de 2015. Na área empresarial, a equipe do DIÁRIO escolheu Sandra Corrêa Cortes, proprietária da Casa Auxiliadora Materiais para Construção.
Sandra é filha de empresários que atuam no setor, nas cidades de Varginha e Formiga, em Minas Gerais. Começou seu próprio negócio em Caratinga no ano de 1990. Formada em Administração pela Universidade Newton Paiva, de Belo Horizonte, é especialista em Marketing e Relações Humanas, e possui curso de decoração pelo INAP – Instituto de Arte e Projeto, também de Belo Horizonte.
Em março de 2014, inaugurou o novo espaço da Casa Auxiliadora, às margens da BR-116, no bairro Esplanada, com 2.500 m² de espaço.
Sandra Corrêa Cortes foi eleita pelos associados da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Caratinga, como empresária de destaque do ano de 2015, pela excelência nas atividades desenvolvidas em seu empreendimento, e foi homenageada no XVIII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, em outubro.
Nesta entrevista, ela relembra um pouco sobre sua trajetória profissional e fala sobre as conquistas ao longo dos 25 anos de Casa Auxiliadora.
A Casa Auxiliadora comemora 25 anos de mercado. Relembre um pouco desta história.
Nossa história começou em 1990, quando busquei parcerias com fornecedores e montei a loja. Recebi muito o apoio da minha mãe e aprendi muito com o meu pai, que são empresários do setor de materiais para construção.
De uma pequena loja perto da Viação Rio Doce, fomos para um espaço melhor na Rua Nova. Depois ficamos um período na Avenida Catarina Cimini, até surgir a oportunidade de adquirir este imóvel, onde funcionava a Viação Itapemirim e que hoje abriga nossa loja, com espaço amplo e confortável.
Sempre tivemos a preocupação de oferecer produtos de qualidade, seguindo as tendências do mercado, com atendimento personalizado e entrega garantida. É uma trajetória de trabalho duro, honestidade e dedicação, com apoio de familiares, amigos, colaboradores, fornecedores e clientes.
A Casa Auxiliadora já funcionou na Rua Coronel Antônio da Silva, onde passou por duas enchentes (2001 e 2003). Como foi enfrentar esse período?
As enchentes não foram fáceis para ninguém. Mas o poder de superação do homem, somado à infinita misericórdia de Deus, fez com que a Casa Auxiliadora e seus colaboradores vencessem as dificuldades vividas neste período.
O seus pais também têm uma história antiga no ramo de materiais de construção. Eles foram uma referência para a sua trajetória profissional?
Meus pais sempre foram referência para mim, em tudo na minha vida. Meu pai é um homem visionário, honesto e empreendedor, um exemplo a seguir. Minha mãe, que também é empresária da mesma área, sempre me impulsionou ao crescimento. Sou muito grata a eles.
Como se deu a compra do terreno em que funcionava a antiga garagem da Itapemirim?
Com os episódios das enchentes e de um incêndio, senti o desejo e a necessidade de ser proprietária do imóvel da loja. Interessei-me pelo atual endereço por considerar o espaço seguro, amplo, bem localizado e com possibilidade de mais conforto para o cliente. Em meio a tantas adversidades vividas naquele período, senti-me privilegiada e iluminada por Deus por conseguir este espaço.
A senhora sempre costuma dizer que a loja – inaugurada em março de 2014, é a “loja dos seus sonhos”. Que diferencial toda estrutura proporciona?
Na verdade, esta loja é mais do que meu sonho. Ela é espaçosa, são 2.500 m², o que possibilita um showroon amplo, com todo nosso mix de produtos à mostra, além de estacionamento com mais de 30 vagas. E é confortável, tem ambiente climatizado, o Espaço do Arquiteto, equipe capacitada em atendimento e paginação de ambientes, e ainda um cafezinho fresquinho.
A empresa investe muito em capacitação profissional. Qual a importância da valorização da mão de obra?
Oferecemos capacitação aos nossos colaboradores, para que estejam preparados para o atendimento de qualidade ao cliente, com conhecimento dos produtos que estão sendo oferecidos.
Também ofertamos capacitações gratuitas para profissionais da área, como pedreiros, pintores, arquitetos e outros. Estes treinamentos possibilitam mais conhecimento dos produtos disponíveis na loja. Sabendo suas vantagens e como utilizá-los, facilita na hora do atendimento aos seus clientes e indicação do melhor produto para sua obra.
Muito tem se falado em crise e das dificuldades enfrentadas pelos empresários. Mas, a Casa Auxiliadora tem mostrado que é possível enfrentar a crise. Como atravessar este momento tão temido pelos brasileiros?
Crise sempre existiu. O que faz a diferença é o foco que se tem no momento. Se as pessoas ficarem ligadas na crise, a tendência é ela aumentar. O importante é ter criatividade, acreditar no seu negócio e trabalhar.
Para a senhora, o que é sucesso?
Sucesso é ver o seu trabalho realizado e reconhecido. É você se empenhar para conquistar algo e conseguir.
A senhora foi escolhida como empresária do ano 2015, representando Caratinga em Poços de Caldas. O DIÁRIO DE CARATINGA também lhe escolheu como empresária destaque. Como é receber este reconhecimento?
Para mim é uma satisfação enorme. E isso só é possível graças à minha equipe, que está sempre somando comigo, para que nosso trabalho seja reconhecido. Fico muito grata e feliz, principalmente porque o jornal Diário de Caratinga é muito conceituado e uma referência em toda região. Obrigada pelo carinho, apoio e reconhecimento de vocês e que Deus esteja sempre conosco.