A Polícia Militar constantemente vinha recebendo denúncias relatando que haveria tráfico de drogas nas esquinas das ruas Cota Silva, Francisco Vitor de Assis e Frei Carlos Frantini. As denúncias também apontavam que Gracielleseria a gerente do tráfico e estaria aliciando menores. Um dos denunciantes disse que a mulher faria contato com os usuários e as adolescentes estariam incumbidas de entregar os entorpecentes.
Nesta quarta-feira, a PM foi avisada que as menores estariam sentadas na esquina da Rua Frei Carlos Frantini e que teriam escondido drogas em lotes vagos. Diante das denúncias, os militares fizeram monitoramento e viram quando pessoas passavam dinheiro para Gracielle enquanto as menores iam até uma vila, pegavam algo e entregavam para os possíveis usuários.
Após o monitoramento, os militares fizeram a abordagem. Uma sargento revistou Gracielle e encontrou a quantia de 70 reais e um celular. Já com uma das menores foram apreendidos 10 reais. Os policiais fizeram varredura e encontraram três buchas de maconha e onze pedras de crack. Em seguida, os militares foram até a casa da suspeita, mas nada de ilícito foi encontrado.
As envolvidas foram detidas e conduzidas para Delegacia de Polícia Civil.