Militares foram deslocados para fazer policiamento nas ruas
CARATINGA – Desde o dia 16 de setembro, a Polícia Militar deixou de atender na Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Antes havia um policial para fazer registro de ocorrências de casos considerados simples, mas agora este militar foi deslocado e trabalha no policiamento que é feito no centro da cidade.
Capitão Wesley Flávio Soares, comandante das companhias 286 e 287, explicou a situação. “Esclarecemos à população que a nossa porta de atendimento ao público é através do telefone 190. Então quando o cidadão precisar dos serviços da Polícia Militar terá que ligar para o número 190 e será direcionado para um local ou a viatura irá fazer contato com ele”, ressalta.
O oficial explicou que havia no UAI um militar para fazer registro de ocorrências, tais como acidente de trânsito sem vítimas e perdas de documentos, ou seja, ocorrências que não gerariam deslocamentos de viaturas ou que alguém tivesse que ser conduzido para delegacia de polícia. “Então desde o dia 16 de setembro, nós retiramos este policial do UAI e fizemos seu deslocamento para o centro da cidade em razão de operação voltada para o comércio, pois no final de ano é registrado maior movimento de pessoas nas ruas”, explica o oficial, acrescentando que o policiamento também foi reforçado em bairros como Santa Cruz e Santa Zita.
O serviço que era feito na agência do UAI continua sendo feito na companhia da PM, situada na Praça Cesário Alvim. Mas o oficial volta a frisar que o ideal é que o cidadão ligue para o 190 para saber onde será atendido. “Pode ocorrer que o atendimento necessite de uma viatura. Então, é oportuno ligar antes para o 190, pois será bem atendimento e receberá todas as orientações de como proceder nesta situação”.
Muitas pessoas procuram à Polícia Militar para solicitar cópias de boletins de ocorrência, porém o capitão salienta que a PM não presta este tipo de serviço. “Neste caso, o cidadão passará um e-mail e receberá um arquivo. Assim ele poderá imprimir este boletim em sua casa ou numa lan-house”.
Ainda sobre cópia de boletins de ocorrência, capitão Wesley Flávio explicou que elas podem ser conseguidas no endereço eletrônico www.seds.mg.gov.br. “Neste endereço, usando os dados pessoais, o cidadão conseguirá acesso ao boletim de ocorrência”, conclui o oficial.