Militares arrecadaram 100 toneladas de doações para Governador Valadares
CARATINGA- Por volta de 13h30 da tarde de ontem, policiais da tropa de choque da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) passaram por Caratinga. Eles aguardavam a chegada de cinco carretas e mais cinco viaturas, que traziam doações para a cidade de Governador Valadares.
Desde o rompimento de duas barragens da empresa Samarco, que trouxe sérios danos à cidade de Mariana e, consequentemente, à cidade de Governador Valadares, com a poluição das águas do Rio Doce, muito tem sido as manifestações de solidariedade.
O DIÁRIO DE CARATINGA conversou com tenente Etiene, que falou um pouco sobre a campanha, que começou internamente, apenas em âmbito da PMERJ para a coleta de água se transformou em algo maior. “Tomamos ciência que a maior necessidade de Minas, a princípio, seria água, em função da contaminação. Só que essa campanha acabou tomando um vulto maior, pois os colegas acabaram fazendo contato com outras pessoas que levaram roupas, alimentos, ração para animal. Acabamos coletando 100 toneladas de alimentos, produtos não perecíveis, roupas, água, ou seja, cinco carretas fechadas para doação. Saímos do batalhão hoje (ontem), por volta de 5h30 com cinco viaturas, com homens para colaborar no trabalho a ser realizado na cidade de Governador Valadares”.
A passagem do comboio da PMERJ pelo perímetro urbano da BR-116 chamou muita atenção. Principalmente, o ato solidário dos cariocas que se uniram para amenizar os transtornos vividos pelos valadarenses. Apesar do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, ter sido o mais atingido com o rompimento das barragens de rejeitos, tenente Etiene explica que as doações são destinadas somente à região de Valadares. “Depois tem outro município próximo, vamos dividir essa doação, duas carretas e meia para um lado e duas e meia para outro. Não vamos a Mariana porque, segundo mídia oficial, a cidade não tem mais espaço físico para armazenar material e já estão tendo dificuldade de distribuição. Por isso decidimos entregar esse material lá, onde ainda está tendo necessidade”.
Além das carretas de doação que foram destinadas a Governador Valadares, ainda há outros materiais que serão destinados, posteriormente. Estimam-se pelo menos mais duas carretas de materiais.