O atendimento à ocorrência se estendeu até o início da madrugada, por volta da 01h
Na tarde desta quarta-feira, 25, um incêndio em uma composição férrea atingiu cerca de 30 vagões carregados com troncos de madeira em Antônio Dias. O atendimento à ocorrência se estendeu até o início da madrugada, por volta da 01h.
Quando a equipe dos Bombeiros Militares chegou ao local, encontrou aproximadamente 50 brigadistas da empresa aguardando o desligamento de um cabeamento energizado que estava ao lado da linha férrea, condição necessária para iniciar o combate ao fogo. Enquanto a energia não era desligada, os militares realizaram o reconhecimento da área e verificaram a existência de vítimas e bens próximos às chamas.
Foram implementadas medidas preventivas, como o resfriamento da vegetação, para garantir a segurança das equipes de combate. Após quase 4 horas de incêndio, foi confirmado que as linhas e os postes estavam desenergizados, permitindo assim que os militares começassem o combate em duas frentes. Os vagões foram movimentados para isolar os focos de incêndio e proteger aqueles que não haviam sido atingidos. Devido ao fato de os vagões estarem em uma área de declive, foi necessário um cuidado adicional para evitar o descarrilamento descontrolado caso os freios falhassem devido ao calor.
Após diversas horas de combate às chamas, o incêndio foi controlado. Cerca de 10 caminhões-pipa, com capacidade entre 10 mil e 25 mil litros de água, foram utilizados na ocorrência.
Fonte: Portal da Cidade Ipatinga