Descobertas marcam o primeiro dia de aula na Escola Estadual Menino Jesus de Praga
CARATINGA – Primeira semana de aula. Para muitos o momento é de novidade. A transição de uma etapa de ensino para a outra sempre envolve diversos fatores, como novos colegas, mais matérias, conteúdos mais avançados, outros professores. Assim, a mudança do ensino infantil para os anos iniciais do ensino fundamental exige maior atenção, já que uma etapa é focada mais na brincadeira, a outra tem como objetivo preparar o aluno para as etapas seguintes de educação.
Esta semana foi marcada pelo início de um novo ano letivo. Muitas crianças passaram pela experiência de viver um novo momento. Para Renzo Rocha de Azevedo Zem El Dine, de seis anos, a semana foi marcada por descobertas. O estudante iniciou sua trajetória na educação básica e a partir dessa semana é aluno do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Menino Jesus de Praga. Na nova escola, o estudante faz comparação com a anterior. “Essa aqui é maior, tem mais coleguinhas e não tem brinquedos no pátio”, revela.
Para lidar com as muitas surpresas que o início na educação básica traz, os professores devem saber lidar com as inseguranças dos alunos, principalmente na primeira semana de aula. É o que afirma a professora do 1º ano do ensino fundamental, Maria Laurieves Miranda de Souza. “Essa primeira semana é de adaptação e nós professores temos que receber os alunos com muita atenção. Muitos ainda não têm autonomia e essa atenção é muito importante”, conta.
E na primeira semana de aula dos novatos o lúdico foi muito trabalhado. “Trabalhamos muito com música. Fizemos um passeio pela escola para que eles pudessem conhecer as dependências. Também tivemos um momento de contação de histórias e depois eles criaram personagens com massinha de modelar”, lista Maria Laurieves.
Mesmo com tantas novidades, Renzo destaca que a semana foi positiva. “Gosto de vir para a escola e a semana foi muito boa. A gente já cantou, a ‘tia’ leu historinhas e já fiz muitos amigos”, conclui.
A avaliação do estudante já foi observada por sua mãe, a advogada Débora Rocha de Azevedo. “Ele chegou em casa falando que a escola é grande, que tem mais crianças e que está gostando bastante da professora também. Teve uma boa impressão nessa primeira semana”. A advogada também destaca a importância da participação dos pais na vida escolar dos estudantes. “Faz toda a diferença o acompanhamento junto com a escola dos pais. Eu sempre acompanho meu filho”.