TRAGÉDIA NO BAIRRO SANTA CRUZ
Três pessoas morrem soterradas. Dentre as vítimas está uma criança de 5 anos
CARATINGA – Uma tragédia deixou toda a população caratinguense de luto na manhã dessa segunda-feira (16), quando três pessoas que estavam na mesma casa na rua Ângelo Porcaro, no bairro Santa Cruz, morreram soterradas. As vítimas são Heitor Moura Medeiros, de cinco anos, Emili Vitoria de Souza Freitas, 14, e Adrielly Estéfane de Moura Santos, 28, que foi a primeira a ser retirada dos escombros ainda com vida, mas faleceu no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
O deslizamento de terra aconteceu por volta das 6h30, de acordo com a mãe de Heitor. Amanda conversou com a reportagem e contou que estava chegando do trabalho, foi trocar de roupa e ouviu um estouro, foi quando observou que havia sido jogada do quarto para a cozinha, com o deslizamento do barranco. Ainda segundo Amanda, estavam no quarto, sua irmã Adrielly, Emili e o garoto de cinco anos, Heitor.
Os bombeiros militares foram acionados às 6h43, e constataram no local uma casa com aproximadamente 50m² com quatro cômodos sendo que a parte de trás foi atingida por um talude que estava a aproximadamente oito metros de altura do nível do telhado da casa. Ainda de acordo com os bombeiros, a massa atingiu dois quartos da parte de trás da casa, e em um desses cômodos estavam as vítimas.
No local, populares haviam começado a tentativa de retirada da terra e escombros de cima dos corpos. Quando os bombeiros assumiram os trabalhos, com 15 minutos conseguiram retirar a primeira vítima Adrielly que estava com parada cardiorrespiratória, mas ainda apresenta temperatura corporal, sendo transportada ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Porém, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
A partir desse momento as guarnições conseguiram acessar as outras duas vítimas que já estavam em óbito. Essas duas vítimas estavam com maior quantidade de tijolos, terra, escombros e massa sobre seus corpos, sendo que o resgate demorou mais de uma hora. O cão da família que também ficou soterrado foi retirado pelos bombeiros com uma das patas machucadas.
Durante todo o tempo que os bombeiros e a Polícia Militar trabalharam no local o desespero de parentes e amigos era visível. Apesar da pouca esperança de encontrar alguém com vida, a notícia das mortes foi momento de muita dor e pânico entre as pessoas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estava no local e precisou socorrer duas mulheres que quando souberam das mortes, acabaram desmaiando.
O médico e uma enfermeira do posto de Saúde do bairro também foram para o local ajudar as pessoas que estavam passado mal.
O comandante dos bombeiros militares, tenente Cota disse que a casa ao lado foi interditada e ainda seriam averiguadas outras que estivessem em risco para serem evacuadas.
A respeito do velório, ele acontece na igreja católica localizada na rua Coronel Chiquinho, na comunidade Santa Isabel. O sepultamento será nesta terça-feira (17), com horário ainda a ser confirmado.
PREFEITURA DE CARATINGA
A prefeitura de Caratinga se manifestou sobre o ocorrido através de nota, que segue na íntegra. “Sobre o desabamento da residência na rua Ângelo Porcaro, o Corpo de Bombeiros Militar de Caratinga, confirmou que na residência haviam seis pessoas. Vanusa de Moura, de 45 anos, Amanda Kêsia Moura Vieira, de 24 anos e Ricardo Geraldo da Rocha de 52 anos, foram resgatados com vida. Adrielly Estéfane de Moura Santos, de 28 anos, Heitor Moura Medeiros de 5 anos e Emili Vitoria de Souza Freitas 14, de anos não resistiram e vieram a óbito. A Defesa Civil de Caratinga atuou desde do início da manhã, realizando as devidas vistorias no local e auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar. Foi realizada a interdição de algumas áreas próximas ao local e novas vistorias estão sendo realizadas para apurar as causas e responsabilidades sobre a tragédia. A Prefeitura de Caratinga manifesta profundo pesar pelas vidas perdidas na manhã de hoje (segunda, 16) nesta lamentável tragédia.
A Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município estão oferecendo toda a assistência necessária às vítimas e familiares desde a hora do ocorrido”.
Adrielly, Emili e Heitor morreram soterrados (Fotos: rede social)