Considerando a missão do UNEC e o compromisso com a responsabilidade social, o Curso de Pedagogia, com sua equipe de professores, além de trabalhar na formação dos alunos para atuarem como profissionais competentes no mercado de trabalho, contribui na formação deles para o comprometimento com o social, para que reflitam e percebam o crescimento que essas ações sociais podem trazer a eles, não só no campo profissional como também no pessoal e para a sociedade.
A partir desta perspectiva, o currículo do Curso de Pedagogia do UNEC, além de privilegiar a formação do docente e do pedagogo escolar, oferta disciplinas curriculares centradas na responsabilidade ética e no comprometimento com a vida social, partindo da interpretação dos dilemas da educação pelo estímulo constante à investigação da realidade social, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Visando à formação do profissional competente em todos os aspectos, o Curso de Pedagogia desenvolve projetos e ações que primam pela cidadania e cumprimento de sua responsabilidade social. Dentre os projetos e ações destacam-se:
Trote Solidário – além de proporcionar a integração dos alunos calouros no meio acadêmico, os alunos veteranos organizam e realizam atividades lúdicas, brincadeiras e arrecadação de brinquedos pedagógicos que são doados às brinquedotecas do UNEC, do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e da Cantina Rainha da Paz.
Brinquedoteca Hospitalar – a organização e funcionamento da brinquedoteca é de responsabilidade dos(as) alunos(as) estagiários(as) do Curso de Pedagogia, que além de realizar atividades com as crianças internadas, acompanham seus familiares durante o período de internação dessas crianças .
Repensando a Prática e Oferecendo Alternativas – curso de formação continuada ofertado aos alunos egressos do Curso de Pedagogia e professores das redes de escolas públicas e particulares. As atividades de organização, acompanhamento e avaliação do curso, são realizadas pelos alunos do 7º e 8º períodos do Curso, sob a orientação de um professor. À vista do resultado da avaliação do último encontro, a nova versão do curso está sendo reestruturada, com oferta prevista para março de 2016.
Assessoria pedagógica ao aluno egresso do Curso de Pedagogia – além da oferta de cursos, oficinas e seminários, a equipe de professores do curso de Pedagogia presta assessoria pedagógica aos alunos egressos que estão atuando em espaços escolares e não escolares.
Laboratório de Ensino – espaço destinado à elaboração de materiais didáticos, oficinas, avaliações psicopedagógicas e discussões de estratégias e metodologias para facilitar o ensino dos conteúdos curriculares da Educação Básica. Neste espaço atendemos crianças de escolas públicas e particulares com dificuldades de aprendizagem. Essas crianças são acompanhadas por estagiárias do Curso de Pedagogia que no decorrer do semestre letivo, aplicam atividades específicas para cada caso e testes psicopedagógicos, cujos resultados são discutidos com a família e professores desses alunos, para atendimento psicopedagógico no próprio laboratório e encaminhamento para profissionais da sáude.
Visitas Técnicas: são realizadas pelos alunos(as) do 7º e 8º períodos do curso de Pedagogia a diversas comunidades do campo. Nesses últimos semestres, foram realizadas visitas à Escola Família Agrícola “Margarida Alves” em Conceição de Ipanema – EFA; à Organização do Povo que Luta – OPL de São João do Jacutinga e à Comunidade Rural de Bom Jesus do Galho. Nessas visitas os alunos conhecem a agricultura familiar como alternativa usada para a permanência do homem no campo; conhecem e analisam a organização e o funcionamento da escola do campo e realizam atividades de organização de biblioteca escolar, visitas às salas de aula, doação de livros e materiais didáticos.
Estágio Opcional do Curso de Pedagogia – além das atividades de Estágio Obrigatório realizadas nas escolas de Educação Básica, são realizadas atividades em espaços não escolares escolhidos pelos próprios alunos. A partir da opção pelo espaço não escolar, o aluno do Curso de Pedagoga faz-se um diagnóstico situacional do local para analisar os problemas apresentados com os responsáveis por esses espaços. A partir da prioridade dos problemas apresentados são elaborados e desenvolvidos projetos de intervenção.
Nos últimos anos os alunos do Curso de Pedagogia desenvolveram projetos de cunho social em diversas organizações do município de Caratinga e circunvizinhos, destacando: CRAS/CREAS, Lar das meninas; FUNCIME, AMAC, Pastoral da Criança, APAE, Cantina Rainha da Paz, Conferência São Vicente de Paula de Bom Jesus do Galho, Asilo Monsenhor Rocha, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Domingos das Dores, Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida de Caratinga, Cadeia Pública do Município de Tarumirim, projetos de intervenção com famílias em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Caratinga, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta e ainda a realização de atividades de intervenção em pequenas empresas da região.
Seminários Temáticos para troca de experiências na área de gestão de processos educativos- são realizados anualmente seminários com a participação de alunos do Curso de Pedagogia, pedagogos de escolas públicas e particulares e técnicos da Superintendia Regional de Educação de Caratinga, para discutir as experiências inovadoras na área de gestão de processos educativos.
Vestibular solidário na Comunidade Santa Isabel- para atender os líderes da Comunidade Santa Isabel, o Instituto Superior de Educação do UNEC, através dos cursos de licenciatura, tem desenvolvido um trabalho de preparação dos jovens daquela comunidade para ingresso no ensino superior. Os(as) alunos(as) do Curso de Pedagogia realizam atividades de orientação de estudos e acompanhamento desses jovens.
Brincando na Praça – projeto de cunho social em comemoração ao Dia da Criança, organizado pela CDL de Caratinga em parceria com empresas da cidade e o UNEC. Este projeto conta com a participação dos cursos de graduação do UNEC, em que os(as) alunos(as) do Curso de Pedagogia realizam atividades com as crianças, tais como contação de histórias, avaliação psicopedagógica, jogos e brincadeiras em espaços organizados pelos(as) alunos(as), intitulado “Brinquedoteca na Praça”.
Cantina Rainha da Paz – as alunas estagiárias do Curso de Pedagogia acompanham as crianças que frequentam a cantina no período da manhã, pois à tarde elas estão na escola. Nela, estamos implantando uma metodologia inovadora que pode servir de referência para o funcionamento das escolas de educação integral, pois as crianças estão aprendendo muito com ela e estão gostando demais. E ainda, são realizadas atividades pedagógicas na Brinquedoteca, avaliações psicopedagógicas e orientação nas tarefas escolares.
Além desses trabalhos de responsabilidade social realizados pelos alunos e professores do Curso de Pedagogia, cabe destacar que todas as disciplinas do currículo do curso, direta ou indiretamente, discutem temas relacionados à realidade social, econômica, política e cultural, vinculados à educação e suas demandas da atualidade. Desta forma o Curso de Pedagogia do UNEC, através da equipe de professores contribui para a formação de um profissional capaz de estar atento aos novos desafios que se apresentam nos múltiplos aspectos da vida social.
Selecionei um trecho da obra de Patrícia Ashley, que define a responsabilidade social como sendo o compromisso que uma organização deve ter com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A organização, nesse sentido, assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que não diretamente vinculada às suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos. Assim, numa visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. (ASHLEY, 2003, p.6)
Para as instituições de ensino superior, a “Responsabilidade Social” está prevista no Art. 3º da Lei nº 10.861, de 14/04/2004, que diz o seguinte: “III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural”. No UNEC, a responsabilidade social representa um compromisso constante com o comportamento ético em favor da sociedade, através de programas de inclusão de jovens e adultos ao ensino superior, além de desenvolver ações visando ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Nesse sentido, o UNEC frente ao compromisso de reafirmar sua responsabilidade social, desenvolve parcerias que possibilitam a transformação do conhecimento em ações de melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável tanto em sua comunidade quanto nas comunidades circunvizinhas.
* Eci Fernandes Soares Ricardo é coordenadora do curso de Pedagogia e professora dos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC.
Mais informações sobre a autora: http://lattes.cnpq.br/4139308232304514