Teologia do Cuidado na formação do futuro presbítero
Padres Bismarque Maciel e Ademilson Queirino lançam livro na Paróquia São Judas Tadeu, no domingo (18)
CARATINGA- O seminarista que é cuidado no ambiente formativo, quando presbítero, além do autocuidado, terá maior capacidade de cuidar dos outros.
Com essa reflexão, a Paróquia São Judas Tadeu lançará no domingo (18), no salão paroquial, após a missa das 19h, o livro “Teologia do Cuidado na Formação do Futuro Presbítero”, Editora Paulus, de autoria de padre Bismarque Maciel de Oliveira com coautoria de padre Ademilson Tadeu Quirino.
Padre Bismarque concedeu entrevista à imprensa e destacou que a obra nasceu de um compilado do trabalho de conclusão de curso de Teologia, do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosários. “Fruto deste trabalho que foi também no auge da pandemia de covid que nos dedicamos à pesquisa relacionada ao cuidado de cunho teológico, já que nesta obra nós propomos a prática do cuidado como superação dos hiatos existenciais, dos fragmentos que às vezes a pessoa humana encontra na existência e convidamos a cuidar do todo, não somente de dimensões isoladas da pessoa humana, mas, dela de uma maneira integral. E nós citamos isso a partir do Antigo Testamento, Deus que cuida do seu povo. A partir do novo Testamento, Jesus que chama, por exemplo, os apóstolos, mas, cuida de maneira integral como o descanso, a saúde, a preocupação com a missão e dentre todas as dimensões que envolvem a pessoa humana. Colocamos essa proposta do cuidado como superação dos hiatos existenciais e, com certeza, para que a pessoa tenha vida e vida em abundância, como querida por Cristo”.
Como desafio para este cuidado, padre Bismarque cita a tendência da massificação. “É muito questionada por Papa Francisco, que é tratar todo mundo como massa e desconsiderar a história individual, nesse caso da obra, de cada futuro presbítero. Ele quando chega no seminário tem sua história, sua cultura, seus desafios e isso não pode ser desconsiderado, já que uma vez cuidado, ele com certeza terá melhor condição de cuidar do povo quando presbítero”.
Ele enfatiza a questão do autocuidado com o cuidar do outro. “Ninguém dá aquilo que não tem, então, se eu fui cuidado e superei aquilo que antes pra mim era desafio, era empecilho, motivo de desânimo, na prática do cuidado com certeza eu tenho algo a oferecer porque a experiência passada, o caminho percorrido, me dá essa condição de auxiliar outras pessoas pela prática do cuidado”.
O livro publicado por uma grande editora católica, a Paulus, responsável por publicações de alguns livros litúrgicos da igreja é motivo de honra, como afirma. “Ter um conteúdo desenvolvido por nós, aqui em Caratinga, em nosso seminário, publicado e disponível em todas as livrarias Paulus do Brasil é motivo de orgulho, não só para nós que nos dedicamos à pesquisa, mas, também para nossa cidade e região, já que leva também o nome de Caratinga junto ao nosso material”.
Exemplares da obra estão disponíveis em algumas paróquias, na Livraria Dom Carloto e no site da Livraria Paulus.