As Diretoras do Jornal e Seu Compromisso com o Povo
Vinte e seis anos de vida não é pouca coisa – e para um jornal diário, é uma conquista enorme, considerando a nossa época, de transição, entre o velho e fiel jornal impresso (ainda, e sempre, amado e atual) e o jornal digital.
Por isso não poderíamos ficar à margem das justas homenagens à liderança corajosa e sábia de sua diretora Vera, ombreada pela irmã Maria Aparecida, também diretora. E sem dúvida, à toda a equipe que trabalha ao toque de caixa.
Parabéns, e muito sucesso nos próximos passos, inclusive na continuação dos testes com a linha digital, já bem encaminhada.
Queria destacar, também, a importância da liderança que um jornal tem numa cidade, região ou país. Pela sua política tão claramente expressa e seguida pelas diretoras, elas sabem também que essa caminhada não pode ser solo: o jornal precisa do seu povo, e o povo carece e depende do seu jornal.
Assim, nessas quase três décadas de existência, Caratinga e região já pôde conhecer bem o que é importante ao seu Jornal Diário: é o POVO, suas vitórias e conquistas, mas também, as mazelas, dificuldades e perigos que sofrem, e tem de encarar. Graças a Deus, temos um meio de comunicação que é consciente, e que é sensível ao presente, não se esquecendo da história, do seu passado, e confiante no dia de amanhã, com todas as suas possibilidades.
Quando decidi chamar de “teo-crônicas” a minha contribuição semanal, quis deixar bem claro que a Teologia, a educação teológica, e a educação em geral não pode e nunca deixou de lado a profunda simbiose com o nosso Criador. Por isso, um jornal que preza seu povo, que luta pelos esquecidos, marginalizados, injustiçados, torna-se um braço do Altíssimo, que diz inequivocadamente:
Que as montanhas, assim como os montes [de Caratinga também], tragam ao povo prosperidade e justiça. Que ele [o governante, os governantes, os líderes da cidade] JULGUE a causa dos aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague o opressor. Que a justiça floresça nos seus dias, e haja plena paz enquanto durar a lua. (Salmo 72.3-4,7)
Assim, aqui fica nossa oração pela benção do Alto sobre todos os que estão envolvidos nesta labuta diária para trazer à população “pão informativo” quentinho a cada novo dia. Que a proteção do SENHOR dos Senhores continue sobre cada um e de suas famílias – e, enfim, sobre todos nós nessa época tão estressante, de muita incerteza e riscos constantes.
Como eu orei hoje com minha família:
… que o Senhor consiga tocar em tantos corações empedernidos, que não querem se submeter às regras urgentes de proteção pessoal e do próximo – que os líderes de todos os naipes, a partir de cada unidade residencial, empresarial, institucional e governamental DEEM O EXEMPLO… inclusive das igrejas… que os maus líderes, os maus pastores, somente preocupados com os “seus” negócios, recebam um toque do Alto que lhes abra os olhos…
E que nessa unidade de propósito, de sacrifício, de disciplina – todos, e especialmente os menos privilegiados, recebam toda a ajuda tanto médico-hospitalar como para prover os seus queridos com fartura de comida!
Respeitosamente, parabenizo e abraço a todos, e especialmente ao meu ‘anjo’ do jornal, a Nohemy, que tem sido um grande incentivo para que eu possa dar continuidade nas minhas contribuições semanais.
Em nome da UNIDOCTUM, e da Faculdade Uriel de Almeida Leitão,
Rev. Rudi Augusto Krüger – Diretor da FUAL; e Coordenador das Capelanias da UniDoctum