A semana que passou foi marcada pela passagem de uma forte massa de ar frio, de origem polar, com centro de alta pressão com 1031 milibares, trazendo um acentuado declínio da temperatura em grande parte do país. As regiões de café no Brasil foram atingidas com mais força nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira. A massa de ar polar trouxe temperaturas baixas e geadas pontuais, que queimaram folhas e ponteiros, em diversas áreas produtoras de café do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais.
Geada
Os relatos são de um número não desprezível de cafezais atingidos. Circularam muitas fotos e depoimentos pela internet, mas ainda não se tem um relatório confiável da extensão dos danos. É preciso aguardar o levantamento dos agrônomos para termos a extensão dos estragos nos cafezais pela passagem da massa de ar polar.
Geada II
Com certeza houve perdas para a safra 2022 nas propriedades atingidas. A passagem da massa de ar polar é mais um desgaste para os cafezais brasileiros, já debilitados pela seca do segundo semestre do ano passado e do primeiro semestre deste ano. Nossos cafezais entraram no período de seca deste ano acumulando déficit hídrico e agora precisamos aguardar para termos um quadro mais nítido das perdas para a próxima safra 2022.
Influência dos preços
A frente fria, logo no início dos meses de inverno, deixou os cafeicultores ainda mais preocupados e resistentes em vender nas bases de preço atualmente praticadas no mercado brasileiro. Apesar da massa de ar polar, os contratos de café negociados na bolsa em Nova Iorque apresentaram uma semana de queda. Abriram o pregão na segunda-feira em alta, que se acentuou ao longo do dia. Os contratos para setembro próximo fecharam na sexta-feira (2) com ganhos de 490 pontos. Nos demais dias da semana fecharam no negativo. No balanço da semana caíram 475 pontos.
Analistas de mercado
Analista do setor comentam, que a queda em Nova Iorque reflete interesses de curto prazo de operadores e especuladores, mais preocupados em não deixar os preços do café escaparem do controle em plena entrada da safra, de ciclo baixo, do maior produtor de café do mundo. Os fundamentos de alta do mercado continuam robustos, os mesmos que levaram à escalada dos preços nos últimos meses, e apontando para um ano-safra 2021/2022 com dificuldades para o abastecimento do mercado mundial de café.
Analistas de mercado II
Os experts ainda acrescentam que os estoques brasileiros e mundiais de café são baixos, e apesar da pandemia do Covid 19, o consumo global cresceu 1,9% no ano safra 2020/2021. E acrescentam que nesta última semana, com a passagem da massa de ar polar sobre os cafezais brasileiros, cresceu a preocupação com o tamanho da próxima safra brasileira de café 2022. Trocando em miúdos é muito incerteza e pouco café.
Dólar
O dólar comercial subiu forte na última semana, 2,35% frente ao real. Sexta (2) subiu 0,16% e encerrou valendo R$ 5,0530. Sexta-feira passada, dia 25 de junho, encerrou o dia valendo R$ 4,9370. A alta refletiu a combinação de preocupações do mercado com o clima político em Brasília e com a proposta de reforma tributária do governo federal. A alta de 2,35% no dólar atenuou a queda dos preços do café em reais.
Mercado fraco
Com a bolsa de Nova Iorque trabalhando em queda nos preços de café no decorrer da semana, em plena passagem de uma forte frente fria sobre os cafezais do Paraná, São Paulo e sul de Minas, o mercado físico brasileiro permaneceu sem vendedores. Continuou o interesse comprador, mas o valor das ofertas recuou, afugentando os cafeicultores.
Comunicação e preço
Os negócios no mercado físico estão travados. Os produtores de café estão em plena colheita e sabem, melhor do que ninguém, a realidade sobre a quebra da safra. A comunicação em rede mudou radicalmente a qualidade e a rapidez da informação no campo. Eles se falam, trocam mensagens, opiniões e fotos ao longo dos dias nos incontáveis grupos de WhatsApp e informativos na internet. Recebem informações praticamente instantâneas em qualquer lugar através de seus celulares. Os sinais de internet há muito deixaram de ser privilégio das cidades. Não parecem dispostos a aceitar essas baixas especulativas.
Preocupante
Os reservatórios de usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste devem atingir níveis inferiores aos de 2001, ano em que houve racionamento de energia, até o fim de julho. A projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em nota técnica obtida pelo jornal Valor Econômico, indica que eles vão chegar ao dia 31 deste mês com apenas 26,6% de sua capacidade máxima.
Política
O prefeito Dr. Welington, nessa semana que passou, avaliou muito o retorno das aulas, tanto na rede pública como na particular da santa terrinha. Pelo que se vê, as coisas vão voltando ao normal e o setor de educação aperfeiçoando os mecanismos de proteção contra o vírus. A percepção que em breve as coisas voltaram tudo ao normal, isso é questão de tempo.
Imunização
Outra situação que é bastante festejada no governo é a velocidade da vacinação no município. Em Caratinga, amanhã, já começa a vacinação de pessoas acima de 45 anos e tem tudo para fechar o mês com pessoas vacinadas acima de 30 anos!!! Tem boas expectativas para o mês.
CPI
Os brasileiros estão vendo pela imprensa o desenrolar da CPI do Covid-19. Para grupo de parlamentares, o presidente Jair Bolsonaro prevaricou. Para outros, é a oposição tentando de tudo para desgastar o presidente, vendo-o com grandes possibilidades de reeleição. Na briga política o importante que o setor técnico do governo federal vem conseguindo com apoio dos estados e municípios avançar na vacinação, mesmo com o tiroteio político que acontece em Brasília, apimentado pela imprensa nacional. Saúde é o que interessa!!!
CPI II
O que se comenta nos bastidores é que estão sangrando o presidente no que pode, mas ainda a CPI não teria convencido aos parlamentares de algo que poderia incriminar Bolsonaro. O apoio a CPI seria dos parlamentares ligados estritamente ao grupo de oposição.
CPI III
Outro fato que não tem tido bons olhos dos parlamentares é a presença do senador Renan Calheiros como relator da CPI. Vários senadores veem que o senador em seu histórico desgasta mais a CPI do que acrescenta em credibilidade. Os entendidos dos bastidores da política, a derrota da presidência do senado em 2019 para Davi Alcolumbre teria deixado o senador Renan Calheiros pra lá de desgastado politicamente com o presidente Jair Bolsonaro, motivo do troco agora na CPI.
Divisas
Os vereadores caratinguenses Altair Camargo e Irmão Emerson registraram no legislativo municipal projeto de lei que propõe para que o prefeito de Caratinga ficar “autorizado a fazer benfeitorias nas áreas de amortecimento de divisas com outros Municípios, até 200m (duzentos metros) depois da divisa”. Com nas divisas tem muitos eleitores caratinguense vivendo em outro município, com a nova lei o atendimento também seria possível além das demarcações.
Reorganizando
O Executivo Municipal propôs na Câmara Municipal um projeto de lei autorizando a proceder a regularização de edificações existentes, sejam as clandestinas ou irregulares, concluídas até a data de 06 de junho de 2018, cuja execução esteja em desacordo com o Código de Obras, Plano Diretor e demais legislações edilícias, podendo emitir o “Habite-se”.
Reorganizando II
O projeto do governo municipal, considerará edificações existentes, as que estiverem efetivamente concluídas até a data de 06 de junho de 2018, mesmo que sejam mais de uma construção no mesmo lote, atendidas as condições mínimas de habitação, higiene e segurança. Somente será admitida pelo governo a regularização de edificações destinadas a usos permitidos.
Critérios
A PL prevê que para a regularização a que se referem as condições previstas, a edificação deverá observar requisitos como, apresentar condições mínimas de habitação, higiene, segurança de uso, estabilidade, acessibilidade, salubridade e o direito de vizinhança, ser de alvenaria ou de material convencional, não estar localizada em logradouros ou terrenos públicos ou que não avancem sobre eles, não estar construída em faixas “non edificandi”, área de preservação permanente, córregos, faixa de escoamento de águas fluviais, galerias, canalizações, rodovias, estradas ou passeios públicos e a construção não poderá estar embargada judicialmente. Sem dúvida vai ajudar a muita gente e facilitar os cadastros municipais e é claro melhorar arrecadação municipal.
Autismo
A vereadora Guiliane Quintino também em seu projeto de lei propôs a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Município de Caratinga afim de garantia dos direitos dos autistas, como pessoa com necessidades e cuidados especiais, bem como para utilizar os espaços de estacionamento destinado às pessoas com deficiências.
Autismo II
O projeto de lei prevê que a Carteira de Identificação do Autista (CIA) terá validade de 05 (cinco) anos, devendo, no ato de revalidação, permanecer com o mesmo número de identificação. O relatório médico atestando o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista deverá ser firmado por médico especialista em Neurologia ou Psiquiatria.
Autismo III
O projeto prevê como direito dos autistas preferência e prioridade total em todos os órgãos, setores e repartições públicas e particulares, estacionamento prioritário, entre outras necessidades para os autista.
Irmão Emerson
No expediente do legislativo, o vereador do PP, Irmão Emerson, veio solicitar ao executivo municipal que instale uma central de marcação de exames nos bairros Dr. Eduardo, Santa Izabel e Santa Cruz, e ainda a instalação de eletrocardiograma em todos os PSF. Taí duas sugestões para o secretário Erick Gonçalves.