CARATINGA- A Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar – Iniciativa Educadores do Brasil divulgou as escolas finalistas da 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar. Neste ano, das 7.810 inscrições recebidas, 27 foram selecionadas destaques estaduais. Dessas, cinco compõem o grupo de finalistas do PGE 2015.
O Prêmio Gestão Escolar é uma das iniciativas do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Educação (Consed) que vem se constituindo em um instrumento de mobilização das escolas para focar o olhar da comunidade nos diferentes processos envolvidos na gestão escolar.
A iniciativa Educadores do Brasil integrou os prêmios “Gestão Escolar” e “Professores do Brasil”, lançada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Consed, em parceria com instituições outras instituições como a União Nacional de Secretários Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
No âmbito da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, duas escolas venceram. Eles foram premiados durante cerimônia realizada na manhã de ontem, na unidade II do Centro Universitário de Caratinga (Unec).
Sônia Rodrigues Bastos, diretora da Escola Estadual Manoel Joaquim de Andrade, de Tarumirim, recebeu o 1º lugar regional. Ela falou sobre a emoção de ter o trabalho reconhecido. “Quando entramos para participar do prêmio gestão, o nosso objetivo era avaliar o nosso trabalho, rever o que foi bom, os pontos fracos e fortes para a gente replanejar, pois o nosso foco é um ensino de qualidade voltado para os nossos alunos. O nosso trabalho vem desde quando entrei na gestão escolar em 2000, sempre trabalhando no sentido de melhorar a qualidade. Amo a educação e principalmente acho que dá certo porque eu e minha equipe temos o mesmo objetivo. Trabalhando no coletivo e a comunidade ajudando, envolvendo todos. Os alunos também são focados, gostam e se sentem responsáveis pelo estudo deles”.
Maria Geralda Leal de Souza, diretora da Escola Estadual Jaime Franca, Córrego Rio Branco, Bugre, também uma das premiadas, chamou atenção para os desafios das escolas de zona rural. “É uma escola de zona rural, onde é feito um trabalho coletivo, uma equipe excelente, a Superintendência nos dá um suporte muito grande. Assumi a escola em 2007 e o resultado em matemática era – 4, hoje a escola já está quase alcançando a meta. Foram resultados gratificantes, não chegamos ainda onde queremos, mas estamos evoluindo a cada ano que passa. Somos muito voltados ao pedagógico, a escola atende a quatro comunidades socioeconômicas muito baixas. A gente tem visto claramente o apoio e participação da comunidade”.
Elizângela Alves, coordenadora local do projeto Iniciativa Educadores do Brasil, acrescenta os benefícios do projeto para incentivar os professores. “A iniciativa educadores do Brasil foi idealizada pelo MEC e pelo Consed, justamente para premiar e valorizar o trabalho dos profissionais da educação. E hoje a gente percebe o quanto é importante falar com o professor e o diretor o quanto ele fez um bom trabalho e compartilhar as experiências exitosas que acontecem no cotidiano da escola para toda a comunidade. Enquanto o mundo dá noticia de guerra e de luta, a educação traz uma mensagem de paz”.
Para a superintendente Regional de Ensino de Caratinga, Landislene Gomes Ferreira, reconhecer o trabalho desempenhado por estes profissionais contribui para uma escola de qualidade. “Hoje viemos coroar a culminância deste projeto, com a entrega dos prêmios. Nossa regional está feliz, são duas escolas vencedoras do prêmio gestão e quatro professores vencedores do ‘Professores do Brasil’ e um deles concorrendo a nível nacional. Através destes projetos fazemos acontecer uma educação de qualidade lá no chão da escola, onde temos o aluno que precisa desse nosso incentivo, através do professor, que é o nosso mediador de conhecimento e esses professores nós temos com muita qualidade na regional de Caratinga”.