Caso não seja debelado, incêndio pode atingir Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala
CARATINGA – No sábado, 10 de outubro, um incêndio consumiu 155 hectares, ou seja, uma área equivalente a 155 campos de futebol, da Área de Proteção Ambiental da Pedra do Itaúna; agora o fogo ameaça a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala, situada no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, zona rural de Caratinga.
Conforme apurado, o fogo teve início no município de Ipanema, mas os ventos fortes, aliados ao clima seco, contribuíram para que as chamas chegassem perto da Reserva.
Roberto Paulino Pereira, que trabalha na Reserva, disse que o foco de incêndio teve início na última quinta-feira (15), às margens da BR-474, município de Ipanema. “Este fogo avançou de uma forma que não foi possível controlá-lo. As pessoas tentaram, mas não deram conta. O fato que agora este fogo ameaça a Reserva”, alertou Roberto Paulino.
Segundo Roberto, o foco de incêndio está a menos de um quilômetro da Reserva. “Estamos agindo, pois observamos que esse risco é iminente. Então os militares da Polícia Ambiental estão tentando até um helicóptero para ajudar na contenção, pois as chamas estão intensas e não tem como chegar até o fogo, pois o calor é demais”.
Sargento BM Sandro disse que foi feita avaliação da situação e medidas já estão sendo tomadas. “Na manhã desta quinta-feira (hoje) já teremos equipes no local para tentar interceptar este incêndio. A preocupação é grande e o nosso objetivo é conter as chamas para evitar destruições”.
Segundo o sargento, a situação seria passada para o comandante do Pelotão dos Bombeiros de Caratinga e seria discutida a estratégia de atuação na Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala. Ele adiantou que seria solicitado o apoio de um helicóptero no trabalho de contenção das chamas.