CARATINGA – Entre os dias 19 e 22, as Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) realizaram, no Casarão das Artes, o Simpósio de Ciência da Computação, o qual teve por finalidade celebrar o conhecimento e trazer diferentes perspectivas aos futuros profissionais da área de tecnologia da informação, que tanto contribuem para o desenvolvimento de várias áreas de conhecimento por meio da implementação da tecnologia.
No primeiro dia de evento foi comemorado o Dia do Profissional de TI, que contou com a participação dos professores Bruno Vieira, Wanderson Nascimento e Maycon Ribeiro. Eles discutiram os diferentes aspectos que envolvem a atuação de um profissional de TI, além de contarem suas trajetórias pessoais no mercado de trabalho. Alunos também contribuíram com a apresentação de temas relevantes.
Na segunda noite, o convidado Jeférson Diniz ministrou a palestra sob o tema” Controle de versão com Git e Github”. Ele também contou de sua experiência como desenvolvedor de front end e o tempo que trabalhou em startups no segmento de educação. Na mesma noite, alunas do curso apresentaram o “Projeto Computação Rosa”, que tem por finalidade aumentar a participação de mulheres no setor. As garotas do grupo têm percorrido escolas públicas de Caratinga apresentando noções de programação e redes.
Para uma das idealizadoras do projeto, Rayane Zeferino, são muitos os desafios impostos às mulheres que optam seguir a carreira. “Infelizmente ainda há desigualdade salarial, divisão sexual do trabalho e uma educação sexista no meio de TI”, dispara a estudante, que diz que comportamentos machistas é uma rotina na profissão.
N penúltimo dia do simpósio, os alunos receberam o palestrante Renan Barbosa, que ministrou a palestra “Asp.net MVC5 e Serviços WCF”. Já o dia 22 foi dedicado a apresentações de trabalhos de conclusão de alunos do oitavo período.