CARATINGA- Driblar a crise, lado a lado com o associado. Com este objetivo o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) realizou duas campanhas, visando fortalecer as bases cooperativistas, permitindo, por exemplo, que possam ser oferecidas novas linhas de créditos e rendimentos aos investidores.
A Campanha de Capitalização Premiada do Sicoob Credcooper na região de Caratinga teve início no dia 4 de maio de 2015 e seguiu até o dia 31 de março de 2016. A participação do associado se deu através da aquisição de cupons, oferecidos a cada R$ 200 investidos em títulos de capitalização. Os associados, além de aumentarem seu capital na cooperativa, ainda concorriam a um carro Ford KA 0 km e 10 TVs 40 polegadas.
Os associados contemplados com uma TV, por respectivas agências foram: Mário Lúcio Xavier de Assis (Caratinga), José Geraldo Ferreira (Inhapim), Alcimar da Silva Araújo (Santa Rita de Minas), José Paulo Xavier (Santa Bárbara do Leste), Tiago Martins Oliveira (Ubaporanga), Rodrigo Silva Paiva LTDA e CIA (São Sebastião do Anta), Celso José de Oliveira (Caratinga/Santa Cruz), Jairo Carvalho de Aguiar (Vargem Alegre), Lindomar Felisberto Pereira (São Domingos das Dores) e José Mário Arruda (Piedade de Caratinga).
Já o associado contemplado com o veículo Ford Ka foi a empresa Santa Helena Incorporação e Empreendimentos Imobiliários.
A segunda campanha, “Cartão Premiado”, realizada pelo Sicoob Central Crediminas, em parceria com o Banco Cooperativo do Brasil S.A (Bancoob), aconteceu de 1° de dezembro de 2015 a 30 de março de 2016. A cada R$ 100 em compras com o cartão Sicoobcard, o associado recebia um número da sorte para concorrer a nove Etios Hatch e nove TVs 40 polegadas de LED. Além destes prêmios, também foram sorteadas cinco caminhonetes S10.
Só concorreram ao grande prêmio do veículo, os associados que tivessem ganhado a TV. Ana Paula Nogueira dos Santos, associada da agência Caratinga Centro foi premiada.
A solenidade de entrega dos veículos das duas campanhas aconteceu na manhã de ontem, na Praça Cesário Alvim. Kdner Andrade Valadares, presidente do Conselho de Administração; os conselheiros de Administração, Benedito Porfírio Lima Júnior, João Batista Cabral, Norival José de Oliveira e Sérgio Gilberto Stevanato; Alexandre José Corrêa, conselheiro de Administração e diretor administrativo; Anderson Miguel Alves, diretor financeiro e Vasco Teixeira Gomes, coordenador do Conselho Fiscal, e os Conselheiros Fiscais, Vasco Teixeira Gomes e Saturnino Nunes Braga)
Estiveram presentes ainda o Presidente do Sicoob Central Crediminas, Sr. Alberto Ferreira e Gerente o de negócios Sérgio Teixeira; Andreia Maria de Oliveira Bahia – Sicoob Credilivre (Manhuaçu – Diretora Administrativa); Paulo Roberto da Silva – Sicoob Saúde (Gerente Administrativo) e os Diretores do Sicoob União de Raul Soares, Evanilson Danelon Grillo e Edgar da Silva.
FORTALECIMENTO DA COOPERATIVA
De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Kdner Andrade Valadares, a participação efetiva dos associados foi fundamental para o sucesso da campanha. “É a coroação de um trabalho que foi desenvolvido com muito êxito. Nosso associado acolheu, contribuiu, viu a intenção e o sentido da cooperativa para buscar recurso para capitalizar e ajudar-nos a sobrepor a crise que vivemos de inadimplência, que assola o país. Agradecemos a todos os associados, que são responsáveis pela cooperativa. A razão principal da nossa instituição é o nosso associado”.
Kdner também chamou atenção para a importância da campanha, no fortalecimento do capital da instituição. “Quando a gente passa por um momento de crise, a primeira coisa que começamos a perder é depósito. O associado, o poupador, começa a buscar os seus recursos, a tirar da sua poupança. A capitalização vai para uma conta de capital que também é do associado, que existem regras e outras formas de devolução. É uma forma de fortalecer a nossa sustentabilidade e manter-se nesse momento de crise que estamos passando”.
O presidente do Conselho de Administração ainda parabenizou aos ganhadores das duas campanhas. “Ficamos muito felizes que tivemos em âmbito regional, uma associada premiada que foi a Ana Paula, muito justo e merecido. Associada de uma empresa de empreendimentos, que trabalha com obras; veio muito a fortalecer com a aquisição desse veículo. A Santa Helena Incorporadora também, pois aportou uma grande quantia em capital. A gente agradece muito pelo respeito, consideração e acima de tudo, confiança na nossa instituição”.
RESULTADO POSITIVO
O gerente de Negócios do Sicoob Crediminas, Sérgio Teixeira, acredita que a campanha atingiu o objetivo. “Tínhamos a intenção de mostrar o produto, ao sistema cooperativista de um modo geral e a Minas Gerais, não só com o objetivo de ampliar a base de cartões de nossos associados, mas atrair o interesse de pessoas pelo produto, mesmo que não participassem do sistema. Com isso conseguimos não só alavancar o número de contas correntes; como também aumentamos a base de uso do cartão”.
Para o presidente do Conselho de Administração Sicoob Central Crediminas, Alberto Ferreira, o balanço é positivo e superou as expectativas. “Todas as duas campanhas são de fundamental importância e grande relevância para o desenvolvimento não só do Sicoob Credcooper, mas também de todo o sistema cooperativo de crédito mineiro. No caso especial da campanha regional, ela visava o crescimento patrimonial da cooperativa, com os associados aumentando a sua capitalização. Isso é fundamental para que a cooperativa se fortaleça e possa dar uma melhor condição de atender às necessidades dos associados. A campanha a nível estadual visava o uso mais intensivo dos cartões de crédito, com isso redução de custos e mais segurança para o próprio usuário. Campanhas de muito sucesso e certamente outras virão”.
No ano passado, as cooperativas que formam o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil tiveram resultado de R$ 2,3 bilhões, com crescimento de 14%, em comparação ao ano de 2014. Parte deste valor foi dividido entre cooperados e a outra parcela, utilizada para capitalizar ainda mais para as cooperativas; o que tem ilustrado as vantagens deste sistema. “O sistema cooperativo de crédito, e aqui em Caratinga não é diferente, tem crescido muito mais que o sistema financeiro tradicional, que em momentos de crise econômico-financeiro, como lamentavelmente estamos vivendo atualmente se retrai e deixam de dar assistência financeira à população, sobretudo. As nossas cooperativas, como o caso da Credcooper, estão de portas abertas, em condição de receber mais associados que poderão usufruir das vantagens do cooperativismo, em geral, especialmente do de crédito, onde pode aplicar seus recursos com segurança; obter empréstimos e realizar as suas necessidades de serviços. Tudo que qualquer banco pode fazer; a nossa cooperativa faz e com certeza melhor”.
Priscila Nogueira Junqueira, uma das sócias da Santa Helena, que foi premiada com um Ford KA se mostrou entusiasmada e confirmou as vantagens de ter participado da campanha. “Foi uma surpresa maravilhosa. Valeu a pena, a Sicoob nos deu oportunidade e fomos agraciados com esse prêmio maravilhoso, que vai ser muito bom para o nosso projeto. O carro será utilizado para a divulgação do empreendimento e trabalhar nesse projeto, que será lançado agora em maio”.
Ana Paula Nogueira, que ganhou a caminhonete S10, também se mostrou bastante satisfeita com o prêmio. “Fiquei muito feliz em ter recebido o carro, realmente não esperava. Agradeço a iniciativa do Sicoob Credcooper, que tem investido em seus associados”.