Mais de 400 alunos se qualificaram em Gestão de Negócios Empreendedor e Qualificação em Agronegócio
CARATINGA– Auditório lotado, entusiasmo e mais de 400 novos profissionais qualificados em Gestão de Negócios Empreendedor e Qualificação em Agronegócio. Isso reflete o sucesso da parceria entre Sicoob Credcooper e Centro Universitário de Caratinga (Unec), com a formatura de dois cursos de capacitação gratuita. Participam desde estudantes do Ensino Médio, a alunos que já concluíram esta modalidade ou aqueles que possuem graduação.
A cerimônia de entrega de certificados aconteceu na noite de terça-feira (19). A mesa principal foi composta pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credcooper, Kdner Andrade Valadares; reitor do Unec, professor Antônio Fonseca da Silva; representando a Secretaria de Agricultura, o vereador Denis Gutemberg; pró-reitor de Administração, Eugênio Maria Gomes; coordenador dos cursos de Administração e Ciências Econômicas, professor José Carlos Moreira; diretor financeiro do Sicoob Credcooper, Anderson Miguel Rodrigues; representante dos cursos de gestão em Negócio Empreendedor e do Agronegócio, professor Luís Sabino e o coordenador de extensão do Unec, professor José Aylton de Mattos.
PARCERIA DE SUCESSO
Kdner Valadares ressaltou que a parceria superou as expectativas. O número de alunos interessados surpreendeu e motivou ainda mais a cooperativa e a instituição neste projeto. “Foi algo que começou com a ideia de uma turma de 40 a 50 alunos e tivemos a honra e a grandeza de 400 formandos nessa noite. Que importância é tudo isso para nossa região. É formação, conhecimento para o homem do campo, especialmente para os mais jovens e a intensão maior é que eles conscientizem da importância do agronegócio e do empreendimento rural. De forma que lá fiquem, dê continuidade ao trabalho que começaram com os avós e os pais. Isso é extremamente importante não só para o Centro Universitário e o Sicoob Credcooper, mas para toda a região. Ao professor José Carlos, um dos idealizadores desse curso, fica a nossa eterna gratidão e a nossa torcida por esse trabalho. Agradecemos também aos formandos e esperamos encontrá-los novamente em nossos projetos que com certeza virão muitos outros”.
José Carlos Moreira chamou atenção para o compromisso dos alunos e profissionais envolvidos durante o curso. “Esse projeto teve início com três pessoas: Anderson, Luís Sabino e coordenação da Administração. Fomos muito felizes em escolher esse projeto e hoje esse sucesso todo. Pudemos conviver nesses quase 60 dias, o curso de gestão de Negócios desde agosto; e ver a felicidade de alunos e familiares e nossa. Uma coisa interessante é o brilho nos olhos desses meninos, eles realmente se dedicaram, chovendo esperávamos que vinham poucos, chegávamos aqui tinham 450 alunos. Agradecimento especial a todos os professores que não tiveram nenhuma falta, não tivemos nenhum problema com questão de turma, foi um projeto que não teve nenhum momento o pensamento de desistir por parte dos alunos ou da nossa parte. O futuro do Brasil está com esses jovens e é uma força muito grande para continuarmos isso no ano que vem”.
O reitor Antônio Fonseca celebra o que é mais precioso para uma instituição de ensino, formar pessoas aptas ao mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes de receber estes alunos, exatamente pelo brilhar dos olhos. Tivemos a oportunidade de visitar algumas salas e vimos aquele desejo de saber, de aprender algo mais. Isso pra nós vale muito, nós professores que sejamos numa sala e sentimos aquele calor humano, desejo de saber, saímos muito felizes. Ressalto com muito carinho essa parceria com o Sicoob Credcooper, que tem feito a diferença em todos os sentidos, seja nas exposições, no trato aos seus clientes, por isso parabenizamos sua gestão. É um banco que tem feito a grande diferença em todo este Brasil. Estes cursos têm valor na vida de cada um e tenho certeza que o que ouviram, assimilaram, levam para casa, para a família, amigos e isso vai dar resultado muito positivo”.
RESULTADOS
Os conhecimentos compartilhados e troca de experiências foram fundamentais para a conclusão do curso. Jucelio Neves de Paula Júnior ressalta o aprendizado adquirido na capacitação. “Só tenho a agradecer ao Sicoob Credcooper e o Unec pela oportunidade de participar deste curso, que só veio a somar no meu conhecimento, que ainda era limitado diante grandeza do que o Agronegócio pode oferecer; pude conhecer um pouco mais sobre temas que estão ligados a ele, tirando aquela visão somente na agropecuária. Aprendi o empreendedorismo, o marketing, que me despertou muito interesse. É um conhecimento que vou levar pra toda vida”.
Patricky Luís Coelho Gonçalves também enfatiza a importância da qualificação para o seu futuro profissional, “O curso foi ótimo, superou minhas expectativas. O meu interesse partiu de uma ideia simples: começar a estudar com este curso básico, aperfeiçoar a cada matéria- inclusive gostei mais da disciplina de Gestão de Pessoas; e não parar mais. Ser o diferencial. Não apenas mais um na multidão”, resumiu.
Para Marcos Alex dos Santos, aluno da Escola Estadual Monsenhor Rocha, cujo pai é produtor rural do ramo de café e hortaliças. “Eu vou poder usar o que aprendi nesse curso lá onde meu pai trabalha. Eu ajudo ele e acho que vai contribuir bastante para o serviço. Os professores do curso foram muito bons, explicações bem claras, gostei demais”.
“Conhecimento nunca é demais”, disse Aline Sandra Romão da Silva, aluna da Escola Estadual Princesa Isabel. “Muita gente que está aqui adquiriu um conhecimento muito grande. Me ajudou na área, porque eu pretendo fazer Administração e depois cursar Medicina. Me ajudou muito, tirou uma venda dos meus olhos para o curso que irei fazer na faculdade”, complementou Aline Sandra.
OS CURSOS
O curso de Gestão em Negócios Empreendedor abordou temas como Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Finanças, Contabilidade e Gestão de Conflitos; realizado em 10 módulos, com turmas nas terças, quintas e sábados. Já o Qualificação em Agronegócio trouxe aulas sobre Agronegócio no Brasil e na microrregião de Caratinga, Agronegócio e cooperativismo, Gestão de pessoas e de projetos, Marketing e Responsabilidade Social e ambiental, que aconteceram às sextas-feiras, com a duração de 30 horas.