No mundo da comunicação, seja na Publicidade, no Jornalismo ou no Design, existe uma necessidade inegociável: estar atualizado a cada minuto, seja com redes sociais ou com as notícias ao redor do mundo. As redes sociais mudam a todo instante, as tendências se transformam em questão de horas, e a forma como o público consome conteúdo nunca foi tão mutável. Para quem trabalha na área, a sensação de estar sempre correndo atrás do próximo grande movimento digital é constante e, muitas vezes, exaustiva.
Não basta apenas estar informado. A comunicação hoje exige uma habilidade ainda mais complexa: saber se comunicar com todas as gerações ao mesmo tempo. Enquanto a Gerações mais novas conhecidas como Geração Z (nascidos após 1996), consomem um conteúdo frenético no TikTok e no Instagram, os Millennials (1981-1996) ainda mantêm um contato com outras redes, como o Twitter e o YouTube, a Geração X (1965-1980) tem o costume de realizar suas pesquisas em portais de notícias, portais esses que muitas vezes veiculam em suas conteúdos com bastantes desinformação em suas linhas. Já uma geração mais antiga como os Baby Boomers (1946-1964) ainda confia no Facebook, ou assiste a televisão com muita frequência. O desafio do comunicador contemporâneo é adaptar a linguagem, o tom e o formato sem perder a essência da mensagem.
Apresentando esse cenário, muitos profissionais da área se sentem com uma grande pressão em suas costas. A cobrança para estar sempre atento em produzir conteúdos relevantes em tempo real pode afetar a criatividade, a produtividade no trabalho e até mesmo a saúde mental do indivíduo, trazendo diversas doenças como a depressão ou o burnout. O tempo para absorver as informações e refletir sobre elas é cada vez menor, e a superficialidade das publicações pode levar a uma comunicação menos eficaz e mais impulsiva.
Além disso, a cultura do imediatismo colocado pelas redes sociais faz com que os profissionais de comunicação estejam constantemente na dependência de algoritmos e tendências que muitas das vezes mudam sem aviso ou trends irrelevantes para clientes e para nosso meio. O que funcionava ontem pode não funcionar hoje, e a busca incessante pelo engajamento em seus perfis pode se tornar um ciclo vicioso de produção irrelevante e apresentando pouca estratégia e estudo de público.
Com isso, é necessário encontrar um equilíbrio entre as demais informações. Estar atualizado é fundamental, saber como se comunicar diante das demais gerações também é fundamental, além de saber filtrar as informações e entender que nem toda tendência merece ser seguida. Mais do que nunca, a comunicação precisa de propósito, estratégia e adaptação. E, acima de tudo, os profissionais precisam lembrar que são humanos. Os gestores dessas equipes de profissionais precisam lembrar que seus colaboradores são humanos, e que nem toda notícia precisa ser consumida exatamente no segundo em que é publicada.
- Luiz Fernando Flores da Silva – Estudante do 4° Período de Publicidade e Propaganda na Univale em Governador Valadares