CARATINGA- Em comemoração à Semana Nacional Antidrogas, o 62° Batalhão de Polícia Militar de Caratinga promoveu uma caminhada nas imediações da Praça Cesário Alvim. A ação contou com a participação de alunos da Escola Estadual Princesa Isabel, assistidos do projeto Sombra e Água Fresca (desenvolvido pela Igreja Metodista) e fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo foi reforçar a mensagem de que as drogas são apenas uma ponte para a criminalidade. De acordo com estatísticas, é crescente o número de crianças e adolescentes dependentes de algum tipo de droga e que já se envolveram em algum tipo de ato ilícito.
Segundo a sargento Rosângela Mendes, a Polícia Militar é consciente de seu papel de orientação, com ações preventivas, como a caminhada. “Estamos alertando os jovens de toda a nossa comunidade, da importância de ficarem longe das drogas e da violência. Contamos com a parceria dos alunos da escola Princesa Isabel, projeto Sombra e Água Fresca, que é um trabalho muito bonito desenvolvido pela igreja Metodista de Caratinga, onde passam por princípios bíblicos, de ética e educação. Também contamos com a fanfarra da Apae, que abrilhantou o nosso evento, sempre muito participativos, aceitando aos convites da Polícia Militar”.
Rosângela ainda chama atenção para a importância da família no aconselhamento dessas crianças e adolescentes. “A educação começa em casa, os pais devem passar os princípios para os filhos. Quando se tem respeito, há bons resultados em todas as fases de sua vida. A criança tem que ser moldada, isso começa desde pequeno. A escola é uma continuação daquilo que os pais apresentam dentro de casa. Quando os pais não educam os filhos, para os professores já fica mais difícil, pois não vieram com nenhuma base”.
Além da passeata, a PM já desenvolve projetos com caráter educacional e preventivo, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que deverá ser retomado em breve. “Atenderemos no segundo semestre em menor quantidade do que no ano passado, pois haverá somente um instrutor, o outro militar por motivos de saúde não poderá participar. Vamos reduzir, mas não deixará de ser aplicado”.
Rosilaine Mendes Miranda Peron é a coordenadora do projeto Sombra e Água Fresca, que há sete anos atua em Caratinga, com crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos de idade. São abordados assuntos diversos, como educação cristã, além da realização de momentos de recreação.
De acordo com Rosilaine, hoje são 70 crianças atendidas, com a previsão de outras 30 que participarão de uma nova etapa, que será realizada no próximo dia 29, no Bairro Anápolis. “As famílias também são envolvidas, com aulas de informática. Já temos o projeto nos bairros Esperança e Aparecida. Sabemos que tudo que a gente trabalha com a criança, vai levar para a vida inteira. Temos todo tipo de acompanhamento, até mesmo psicológico, se percebermos a necessidade; buscamos parcerias, porque a gente também percebe uma grande vulnerabilidade social”.