Ministério da Saúde alertou para alto risco de desabastecimento da insulina de ação rápida no País e fez compra emergencial
CARATINGA- O Ministério da Saúde adquiriu cerca de 1,3 milhão de canetas de insulina de ação rápida de forma emergencial. O item é utilizado para estabilização do índice de glicemia no sangue.
A compra faz parte de uma série de medidas adotadas pelo governo para evitar o desabastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que fornece os insumos para as pessoas em tratamento para a doença.
O DIÁRIO entrou em contato com a Prefeitura para saber a situação no município de Caratinga. Confirme o executivo, as insulinas que estão em risco de falta são as que o estado fornece, para tratamento da diabete tipo 1, após processo de requerimento. “Quando há a concessão para o fornecimento o Estado realiza o envio para os pacientes todo mês, de forma contínua, devendo a renovação dos laudos médicos serem realizadas a cada seis meses. No momento em Caratinga não há falta do medicamento, o Estado continua fornecendo normalmente. Atualmente 75 pacientes são atendidos com este medicamento”.
Existem também as insulinas NPH e a Regular fornecidas pelo município. São beneficiados 247 pacientes com a insulina Regular. “O estoque do município atualmente é de 1.255 doses. 932 pacientes recebem a insulina NPH que hoje em estoque possui 1.697. Estes estoques são renovados mensalmente e os dados acima são referentes a data de hoje dia 16 de maio. Portanto, até então não há risco de falta de nenhum dos tipos de insulina destinadas ao tratamento e controle da diabete para os pacientes de Caratinga”, finaliza.
- Item é utilizado para estabilização do índice de glicemia no sangue