CARATINGA– No dia 30 de novembro, durante a visita do governador Fernando Pimentel e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes, para o Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros, em Caratinga, foi anunciada a liberação de R$ 1 milhão para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Após algumas situações que atrasaram a chegada deste recurso ao hospital, o valor deve estar disponível na conta do HNSA até amanhã, como confirma ao DIÁRIO DE CARATINGA o secretário de Saúde Wagner Barbalho. Ele explica porque o dinheiro não ficou disponível imediatamente.
“O governador anunciou um recurso que estamos buscando há quatro meses para o nosso hospital e graças a Deus já está aprovado. Na quarta-feira que antecedeu a visita do governador, a Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato com o município de Caratinga, pedindo para abrir uma conta específica para depósito desse recurso e que nós teríamos que fazer uma declaração citando a conta em aberto e que seria usado exclusivamente para repasse para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Como foi uma situação de extrema urgência nosso contador foi para a Caixa Econômica fez a abertura da conta e passou por telefone, a parte que recebeu anotou um dígito ao contrário, o estado fez o depósito naquela mesma quarta-feira nessa conta que foi feita de forma errada”, justificou o secretário sobre o atraso.
De acordo com Wagner, esse problema foi identificado na manhã do dia seguinte, mas outra situação atrasou novamente a chegada do recurso. “Oficializamos a Caixa Econômica da necessidade de devolução imediata do recurso, assim foi feito, só que o sistema financeiro pede 48 horas para devolução. O recurso foi devolvido para o estado, mas cometeu um erro e pagou na conta de outro município. Foi avisado às 8h30 que havia sido depositado em conta errada, comunicamos ao banco e 9h15 desse mesmo dia a Caixa já tinha devolvido para o Tesouro do Estado. Isso aconteceu na sexta-feira que era feriado também na Cidade Administrativa. O estado paga por um sistema financeiro chamado Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), que nos meses de dezembro e janeiro encontra-se na maioria das vezes fechado, abre para pagamentos esporádicos”.
Nesta semana o dinheiro foi depositado na conta correta. A expectativa ainda é de retomar alguns serviços no HNSA. “A resolução publicada, está se fazendo o contrato com termo aditivo estabelecendo normas de produção e de aplicação do recurso para pagar o hospital A Secretaria de Saúde já se reuniu com o hospital e com a equipe de ortopedia e cirurgias gerais para o retorno imediato de todas as clínicas dentro do hospital. Faltava também a anestesia que já se acertou”, adianta.
Wagner ainda explica que o R$ 1 milhão será dividido para manter as escalas de plantão médico de dezembro e janeiro. “E a escala pra manter sempre 14 leitos à disposição do município de Caratinga e microrregião de saúde com clínicas médica, cirúrgica e ortopédica de urgência e emergência, inclusive com cirurgias garantidas para nossa população com retaguarda para UPA (Unidade Pronto Atendimento) e demais equipamentos de saúde da microrregião”.