Encontro teve como eixos de debate a formação de professores e política educacional
INHAPIM- Na última sexta-feira (23), a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo cumpriu agenda com os profissionais das redes estadual e municipal de ensino de Inhapim. O encontro teve como eixos de debate, a formação de professores e política educacional.
“Um momento de reflexão sobre os desafios que nós temos na educação, mas também sobre o potencial educativo de cada território, cada comunidade; e como que os docentes devem incidir para cada vez mais termos uma educação de qualidade para a população do nosso Estado”, definiu Macaé.

Secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo classificou o evento como um momento de reflexão dos desafios
Em entrevista à imprensa, Macaé ainda falou sobre a situação da Escola Estadual Monsenhor Rocha, de Santa Bárbara do Leste. Ela garantiu que a união de esforços irá garantir que finalmente os alunos tenham um novo espaço para estudar. “A gente reconhecia que tinha esse trabalho a ser realizado por Santa Bárbara do Leste, realmente a parceria com o município foi bastante importante, já tínhamos o projeto da obra desenvolvido e a parceria com a Prefeitura agilizou esse processo. Assinamos o convênio, a Prefeitura se dispôs a fazer a gestão, todo acompanhamento da obra e o Estado está financiando. É importante também para a região, porque a gente consegue resolver talvez o maior problema educacional que a gente tinha aqui”.
Macaé ainda fez um balanço das ações realizadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em busca de melhorias para a área da 6ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga. Ela ainda citou o que considera o maior desafio da SEE. “Desde 2015 na região foram feitas obras de intervenção e reformas em sete escolas da SRE de Caratinga, só aqui no município foram construção de

A diretora da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, Landislene Gomes acredita numa aproximação do Estado com as escolas
duas quadras, bem como investimentos à nomeação de professores para os concursos públicos. Esse é o maior desafio da nossa gestão, porque recebemos uma rede estadual com um número muito pequeno de professores efetivos e com uma determinação do Supremo Tribunal Federal de desligamento dos servidores da lei 100. Nesses dois anos e meio já fizemos quatro concursos públicos e nomeamos 45.000 servidores. A gente vai ter agora nos próximos dias mais nomeações e estamos trabalhando firme para chegarmos ao nosso objetivo de superar os 60.000 trabalhadores concursados nomeados da rede estadual de ensino”.
Para a diretora da 6ª SRE, Landislene Gomes, a visita de Macaé trouxe para o município de Inhapim “muita alegria” e mostrando que a educação está a mais próxima possível de todos. “A Educação está de fato envolvida e atingindo todas as camadas da sociedade. Isso nós conseguimos através da secretária Macaé que está mais próxima das escolas”.

Da esquerda para direita: Leilamar, Wellington, Virgínia, Macaé Evaristo, Wanderson, Gilmar
Cevidanes, Ana Paula, Silvana e Gilmar Pereira