PIEDADE DE CARATINGA – Durante o ano de 2014 foram realizadas, pela psicóloga Rejane Luzia do Nascimento Damasceno, com apoio do secretário Municipal de Educação Gilberto Orcini; as chamadas “Oficinas Terapêuticas na Rede Escolar da Cidade de Piedade de Caratinga”. De acordo com Gilberto Orcini, o projeto teve o intuito de tornar mais saudáveis as complexas relações existentes no ambiente da Rede Escolar.
A psicóloga Rejane Damasceno explica que o universo do campo escolar se configura como algo imenso, portanto, merece ser acompanhado e cercado minuciosamente de todos os lados e aspectos possíveis. “Referimos-nos aos procedimentos multidisciplinares que devem ser utilizados na rede escolar e em meio a essa multidisciplinaridade, a Psicologia se mostra como fundamental no alcance dos objetivos de manter saudável o ambiente escolar”.
A atuação do projeto ocorreu com os envolvidos na rede escolar, ou seja, alunos, pais (cuidadores) e demais funcionários. “A proposta foi realizada como instrumento de intervenção e prevenção buscando estratégias para a construção de “novos conceitos” e, por conseguinte melhora das relações no ambiente escolar, visando também diminuir a demanda de crianças encaminhadas ao serviço de psicologia”, ressalta Rejane Damasceno.
O trabalho visou um lugar de fala, de expressão e de elaboração das dificuldades surgidas no dia a dia. O plano de intervenção usado como artifício foram as Oficinas Terapêuticas (utilizando-se das dinâmicas de grupo), com a finalidade de produzir as modificações esperadas. “É necessário, ainda que seja ressaltada a importância do projeto para o fortalecimento do trabalho em equipe, uma vez que é primordial na escola para que todos se tornem sujeitos do processo educacional. Assim, o trabalho realizado com grupos envolveu uma questão de saúde geral da instituição escolar”, observa Rejane Damasceno.
Para o secretário, as Oficinas Terapêuticas, em dinâmica de grupo e suas intervenções, são úteis para tornar mais saudáveis as complexas relações existentes no ambiente de escolar, permitindo a cada grupo em que é aplicada, vários momentos agradáveis e diferentes, os quais proporcionam resultados positivos, no que diz respeito à integração, aprendizagem, motivação, interesse, reflexão e conscientização. “Ao longo da prática, podemos observar mudança de comportamento dos participantes, novo posicionamento às diversas questões apresentadas, eliminação de barreiras interpessoais de comunicação e desenvolvimento de equipes. Estes resultados são de grande valor para o grupo”, conclui o secretário.