Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
DA REDAÇÃO – O Ministério da Saúde anunciou um acordo para antecipar a entrega de uma remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim dezembro. Em nota, a pasta informou que a estratégia garante o abastecimento no Sistema único de Saúde (SUS). “O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde”.
Segundo o comunicado, o acordo com a Novo Nordisk, fabricante de canetas de insulina, define a entrega de 93% do volume contratado até dezembro – a previsão inicial era disponibilizar apenas 50% ainda este ano. Segundo o ministério, a produção da empresa no Brasil é responsável por 15% de todo o fornecimento mundial do insumo.
“A insulina a ser entregue pela Novo Nordisk é produzida em planta localizada em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina, com cerca de dois mil funcionários”, destacou a pasta.
Oferta ininterrupta
No comunicado, o Ministério da Saúde informa manter aquisições regulares para oferta de insulina no SUS, “garantindo o abastecimento ininterrupto do medicamento”.
Até outubro deste ano, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.
“Atualmente, há uma situação mundial de restrição da oferta de insulina. O Ministério da Saúde atuou para que essa situação fosse superada”, concluiu.
A orientação é que qualquer pessoa com indicação de uso de insulina e dificuldade para acessar o medicamento em farmácias privadas, inclusive por meio do programa Farmácia Popular, procure uma unidade básica de saúde (UBS) para solicitar a medicação.
BOX
Nota da Superintendência Regional de Saúde
Para saber da situação na região da Superintendência Regional de Saúde, sediada em Coronel Fabriciano, onde está Caratinga, o DIÁRIO solicitou uma resposta, sendo nos enviada a seguinte nota:
“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, informa que as insulinas humanas, NPH e regular 100 UI/mL, são adquiridas pelo Ministério da Saúde (MS), nas apresentações de frasco 10 mL e caneta 3 mL para atendimento às pessoas com diabetes na Atenção Primária à Saúde. A entrega é viabilizada aos usuários por meio da distribuição às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
No final de julho, a SES-MG foi comunicada pelos gestores federais do desabastecimento das insulinas mencionadas, na apresentação frascos, utilizadas no atendimento aos cidadãos nos postos de saúde. O motivo informado foi a descontinuidade temporária na produção desses itens pelo fabricante.
Desde então, a distribuição das insulinas tem sido autorizada aos municípios de forma proporcional aos quantitativos disponibilizados ao estado pelo MS. Nos municípios atendidos pela SRS Coronel Fabriciano, as insulinas NPH e regular foram disponibilizadas nos últimos dias e distribuídas para os municípios. A Asparte chega com a carga dos medicamentos gelados e está com o processo de saída do almoxarifado central atrasado”.
Com informações: Agência Brasil