BOM JESUS DO GALHO- Por meio da Defensoria Itinerante, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) realizou no último sábado (28/09) atendimentos na comunidade Revés de Belém, em Bom Jesus do Galho, pertencente à comarca de Caratinga.
A atividade foi gratuita e aberta a toda a população residente no local. Além de orientações jurídicas e atendimentos, com foco na solução extrajudicial dos conflitos na área de Família, como alimentos, divórcio e investigação de paternidade; as defensoras públicas prestaram informações em educação em direitos, enquanto os cidadãos aguardavam atendimento personalizado.
Participaram da ação as defensoras públicas Tamiris Gomes Brandão, Carolina Morishita (integrante do Núcleo Estratégico para Proteção de Vulneráveis em Situação de Crise da Defensoria Pública de Minas Gerais) e Juliana Nunes Telesforo.
A dificuldade dos moradores de Revés de Belém em se deslocarem até a Unidade da DPMG na comarca de Caratinga, devido à distância e ao custo da viagem foi observada com atenção. Com a iniciativa, a Defensoria Pública de Minas Gerais leva acesso à justiça para a população que está distante da sede da comarca, cumprindo assim o dever institucional de promover a cidadania e inclusão social.
A defensora Tamiris Fomos em três defensoras públicas, uma servidora e o motorista. A receptividade foi ótima e foram realizados aproximadamente 40 atendimentos, dentro os quais ajuizadas ações de famílias, promovidos agendamentos para atendimento na sede e encaminhamentos para outros órgãos, bem como esclarecimentos de dúvidas sobre os desdobramentos do ressarcimento/reparação sobre a tragédia de Mariana que refletiu na comunidade.