Pacientes com febre amarela silvestre terão suporte de diagnóstico com raio-x exclusivo e hemodiálise
CARATINGA- O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, reabriu ontem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Foram reabertos seis leitos de UTI e até quinta-feira (26) outros quatro serão reativados.
Participaram da reinauguração, o prefeito de Caratinga, Dr. Welington; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Giovanni; o superintendente regional de Saúde, Wagner Barbalho; a diretora administrativa do HNSA, Suély Pereira de Souza e padre Moacir Ramos Nogueira, representando o presidente da mesa diretora do hospital, dom Emanuel Messias de Oliveira.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais disponibilizou equipamentos para a reabertura de 10 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e quatro leitos semi-intensivos no Centro de Assistência à Saúde/Unec, o CASU.
Foram disponibilizados seis monitores multiparâmetros e seis ventiladores pulmonares para a abertura de leitos de Terapia Intensiva no HNSA, para atendimento aos casos de Febre Amarela na região de Coronel Fabriciano.
Os leitos de UTI, segundo a diretora administrativa do hospital, Suély Pereira, vão atender a microrregião de Saúde de Caratinga, principalmente, neste momento, em que a região leste do estado vive um surto de febre amarela. “Foi um trabalho muito árduo, junto com toda a equipe, a presença marcante do Estado, do Dr. Welington, o secretário de Saúde, Dr. Giovanni e os funcionários. Fico muito feliz de ofertar para a população um serviço de tamanha importância e que vai ajudar muito”.
O superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, destacou que a parceria do Estado foi muito importante para a reabertura dos leitos. “A parceria do Estado é fundamental. Não só estamos doando os equipamentos, como também aportamos recursos para dar manutenção nos equipamentos que estavam com defeitos. Vamos custear os leitos de UTI por 90 dias para atender aos pacientes com febre hemorrágica. Esse investimento pelos três meses dará em torno R$ 1,5 milhão a mais de recursos para manter os 20 leitos do UNEC e os 10 leitos daqui”.
Barbalho ainda destacou que para complementar os trabalhos, o Estado doou um aparelho de raio-x portátil para uso exclusivo na UTI, além de disponibilizar o serviço de leitos com equipamento e equipe de hemodiálise para os pacientes. “Para reabrir os leitos de UTI foi uma condição dos médicos pelo menos o raio-x, por não terem serviço de diagnóstico. Então, doamos o aparelho e outros equipamentos. Também vamos reabrir nas próximas semanas os seis leitos de UTI neonatal, uma notícia muito importante para a região. Teremos condições de equipar e restabelecer os plantões médicos. O paciente com febre hemorrágica vai precisar de tratamento semi-intensivo com transfusão de sangue. Então, foi um desafio que a equipe de diálise da região aceitou. O paciente não vai precisar sair daqui para ir para Belo Horizonte ou Ipatinga”.
O secretário de Saúde Dr. Giovanni também destacou que a participação da Prefeitura de Caratinga foi importante para a reabertura dos leitos. “O governo municipal tem gestão plena e nós fomos procurados pelo superintendente, pessoas da Secretaria de Estado de Saúde e franqueamos, para eles terem a completa ação diante do que fosse necessário, porque, de acordo com a gestão plena, se o município dissesse não, o Estado não poderia fazer. Fizemos o contrário, abrimos a oportunidade para o Estado em tudo que fosse necessário. Juntos, aquilo que está sendo necessário que façamos; estamos chegando junto e tem sido o somar de forças municipal, estadual e do hospital. Essa reabertura da UTI é o conjunto de forças com a principal ação do Estado, mas se não fosse a ação do município e do hospital não teria acontecido”.
Diante dos casos de febre amarela silvestre na microrregião, o secretário acredita que este será um suporte ao tratamento dos pacientes diagnosticados. “Temos passado por momentos difíceis diante desse surto de febre amarela, temos encaminhado pacientes para UTIs de cidades vizinhas e agora teremos essas pessoas sendo atendidas aqui mesmo. Isso é um avanço, a população ganha muito com isso”.
BOX:
Carta-comunicado sobre a reabertura da UTI Adulto do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e agradecimentos Governador Valadares, 20 de janeiro de 2017
Prezados irmãos e irmãs da Microrregião de Caratinga
É tomado pelo sentimento de gratidão, esperança e renovação que informamos à população da Microrregião de Caratinga que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora será reaberta na manhã desta terça-feira, dia 24 de janeiro de 2017.
Tal realização se dá devido ao esforço da nova equipe, que incansavelmente busca reestabelecer os serviços, e pela presença marcante e decisiva do Estado que se comprometeu a viabilizar a manutenção dos principais equipamentos, bem como a doação de um RAIO X PORTÁTIL e ainda o aporte de recursos de incentivo.
Nas pessoas do senhor Vagner José Rodrigues Barbalho, Superintendente Regional da Saúde, do senhor Prefeito de Caratinga, Dr. Wellington Moreira de Oliveira e do Secretário da Saúde Dr. Giovanni Corrêa da Silva, queremos fazer chegar nossa gratidão a Sua Excelência, o Senhor Governador Fernando Pimentel, que antes da eleição nos deu a honra da sua visita e se comprometeu a voltar seu olhar para o nosso hospital que já passava por grandes necessidades. Agradecemos também ao Presidente da Assembleia, Sua Excelência, o Deputado Estadual Adalclever Ribeiro Lopes que nos disse expressamente: “Se eu não fizer nada pelo hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o que que eu estou fazendo aqui?” Promessa pesada do senhor Presidente, mas cuja realização agora estamos, com muita alegria, começando a vislumbrar. Não podemos deixar de agradecer também o Dr. Gilmar de Assis, responsável pela saúde do Estado de Minas Gerais, que vai agilizar a intervenção consensual do Estado em nosso Hospital Nossa Senhora Auxiliadora a partir do dia 30 deste mês.
Por tudo isso, e maior ainda que pelos sentimentos de gratidão, de esperança e renovação, diríamos mais, pela certeza de que o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, com esta presença forte do Estado e a garra e carinho dos nossos trabalhadores da saúde – médicos, enfermeiros e funcionários – caminha firme para um atendimento cada vez mais digno e mais atencioso na busca sempre crescente por uma presença forte, amiga e materna junto aos nossos queridos pacientes que na sua maioria absoluta são pessoas pobres e carentes, uma vez que atendemos 99% de SUS.
Nesta mistura de carta e comunicado, deixamos, portanto, nossos sentimentos de profunda gratidão e alegria por ver finalmente, de perto a atenção voltada para a saúde do humilde povo da nossa microrregião.
Este ato de reabertura da UTI ADULTO é a comprovação das palavras que acabamos de dizer. Aos prezados senhores Superintendente Regional da Saúde, Prefeito de Caratinga, e seu Secretário da Saúde, como também a todos os que eles representam, os nossos mais sinceros agradecimentos. Temos certeza que a intervenção consensual do Estado em nosso hospital vai trazer imensos benefícios diretamente para toda a comunidade hospitalar e indiretamente para todos aqueles e aquelas que por alguma enfermidade vierem bater às portas deste centenário nosocômio, que não é nosso, mas de todo o povo da nossa microrregião.
Que Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira do nosso hospital, implore do seu amado Filho, amigo dos pobre e doentes, copiosas bênçãos dos céus para todos nós.
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo Diocesano