Tenente-coronel Sérgio Renato fala sobre expectativas e reforço do efetivo
CARATINGA – Começam na segunda-feira (18) as obras de reforma, reparos e adaptações do imóvel que abrigará a sede do 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O Pregão Eletrônico Nº 24/2015, que teve por objeto contratação de empresa especializada de engenharia para proceder com os serviços necessários a adequar o imóvel, localizado na Rua Professor Colombo Arreguy, 149, Bairro Nossa Senhora Aparecida, foi realizado no dia 9 de dezembro de 2015.
A empresa vencedora foi a Anelo Empreendimentos e o prazo para a entrega dos serviços será de 180 dias. A execução dos serviços será vistoriada e avaliada pela Comissão Permanente de Recebimentos de Materiais (CPARM) do 62º BPM quanto à sua integridade e cumprimento das especificações
A edificação contempla um imóvel onde funcionava a Escola Estadual Maria Isabel Vieira, também conhecida como Polivalente, construída em dois pavilhões, ambos em um único pavimento. Por isso, a grande quantidade de salas será readaptada para o funcionamento das diversas seções do 62º BPM, bem como serão reformados os blocos que compõe os banheiros para atendimento das demandas, conforme projeto arquitetônico.
O DIÁRIO DE CARATINGA conversou com o comandante do batalhão, tenente-coronel Sérgio Renato, que deu mais detalhes da obra, que terá início por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil reais, destinada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes. “A estrutura física de um batalhão é totalmente diferente da estrutura física de uma escola. Foi feito um projeto do que deve ter em um batalhão e com base nesse projeto foi feito o edital de licitação, por exemplo, não há necessidade de todas aquelas salas de aula, por isso estamos fazendo a divisão”.
Enquanto Companhia Independente, o efetivo era de 412 policiais militares. Com a criação do batalhão, esse número está prestes a saltar para 450. Isso representa aproximadamente 9% a mais de policiais nas ruas. Segurança reforçada e outras vantagens, como observa o comandante. “O beneficio é para a comunidade no total, não só de Caratinga, mas dos 22 municípios, proporcionando uma melhor prestação de serviço da Polícia Militar para as comunidades. Ainda não chegou o efetivo todo, isso acontece aos poucos, pois tem concurso em andamento. Mas, Caratinga e região ganharam muito, o efetivo aumenta, ou seja, mais policiais vão morar aqui, isso alavanca inclusive a economia da cidade. São mais policiais que além de prestar mais serviços à comunidade, também injetam diretamente na economia da cidade”.
Além do aumento do efetivo, também está previsto a chegada de viaturas ainda no primeiro semestre de 2016. Diante disso, as expectativas são de um trabalho integrado com a comunidade e mais ágil, tendo em vista que o batalhão estará localizado em uma área estratégica. “Temos em Minas Gerais hoje regiões com a menor população e que já eram batalhão há mais tempo. Foi uma conquista muito grande de a gente transformar a 22ª Companhia em batalhão, um presente para Caratinga e região, sendo uma cidade com praticamente 100 mil habitantes e uma população que pega a área total de 280 mil habitantes”, finaliza.